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Mercado e Vendas | CONTROLE DE VENDA
Como aproveitar as datas comemorativas e aumentar suas vendas

Planejamento e divulgação nas redes sociais são essenciais no período das datas comemorativas e podem fazer a diferença na hora das vendas.

· 26/02/2023 · Atualizado em 10/04/2023
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Datas comemorativas são oportunidades para quem deseja aumentar as vendas. Nesses períodos, a maioria das pessoas procura por presentes especiais e cabe ao empreendedor promover o seu negócio para aproveitar o momento.

Trouxemos as principais dicas para quem quer aproveitar as datas comemorativas para atrair mais clientes, aumentar as vendas e começar a estabelecer um relacionamento duradouro com seu público. Confira!

1. Planeje-se antecipadamente

Um planejamento antecipado é que possibilita uma estratégia de venda bem-sucedida. Isso porque ele permite que a empresa se prepare adequadamente para o aumento da demanda e para o volume de estoque e atendimento necessários.

Por exemplo, compras antecipadas de fornecedores podem ser mais baratas em um período quando a demanda é menor. Caso a empresa deixe de negociar muito em cima da hora, os preços podem ser mais altos, uma vez que o fornecedor também negocia com outras lojas.

2. Prepare o estoque

Quer vender muito em uma determinada data comemorativa? Então mantenha o estoque cheio. Caso a empresa fique semanas e meses fazendo anúncios e propagandas e não consiga atender à demanda, isso prejudicará a reputação do negócio e a confiabilidade dos clientes.

Nesse sentido, manter um bom relacionamento com os fornecedores é muito importante para garantir um estoque antecipado e que atenda às expectativas dos consumidores. É indispensável que você saiba a quantidade exata de produtos no estoque antes de lançar uma promoção. 

3. Realize promoções direcionadas

Em períodos de comemorações, as pessoas sempre priorizam as lojas que oferecem bons descontos e boas condições de compra. Uma dica é realizar promoções direcionadas e com produtos relacionados à data. 

Identifique os produtos e serviços da sua loja que combinem com o público-alvo e também correspondam à data específica. Para quem tem um restaurante, datas como o Dia das Mães, dos Pais ou o Natal também são boas oportunidades para apostar em descontos e atividades em família.

4. Divulgue nas redes sociais

As redes sociais reforçam a sua presença digital e aumentam o alcance dos seus produtos. Em datas comemorativas, elas são imprescindíveis: afinal, muitas pessoas procuraram o que comprar na própria internet, mesmo aquelas que tenham interesse nas lojas físicas.

Para explorar as redes sociais e todo o seu potencial, é interessante elaborar um calendário de conteúdos para postar nas semanas que antecedem aquela data comemorativa. Diversifique a produção, apostando em textos, vídeos e postagens curtas.

O importante é aproveitar todos os canais de comunicação, em uma estratégia omnichannel. Use as redes sociais, e-mail e WhatsApp para expandir o seu alcance.

5. Invista em uma estratégia completa de marketing

Complemente a sua presença nas redes sociais com outros meios de divulgação. Aposte na produção de conteúdo relevante, como publicações que tirem dúvidas e demonstrem a utilidade dos produtos, newsletters e campanhas de anúncios. 

Por exemplo, em março, a empresa já pode começar a investir no Dia das Mães, que ocorre no segundo domingo de maio. Assim, uma sequência lógica de e-mail marketing seria:

  • Faltam dois meses para o Dia das Mães. Já pensou no presente? (mensagem enviada em março);
  • Sua mãe é do tipo aventureira ou mais caseira? Confira essas opções (mensagem enviada no início de abril);
  • Quer saber quais são os produtos que recomendamos para presentear a sua mãe? (mensagem enviada no fim de abril);
  • Está chegando! Já decidiu o seu presente? (mensagem enviada no início de maio).

Essa campanha pode ser equilibrada com mensagens mais frequentes nas redes sociais. Lembre-se de segmentar os consumidores de acordo com a data. Pense bem nos produtos que você divulgará!

6. Desenvolva um bom atendimento pós-venda

Uma data comemorativa pode ser um período de muitas vendas, mas também o início de um relacionamento duradouro com seus clientes. Para isso, capriche no pós-venda para tornar o consumidor fiel à sua marca.

Você pode realizar pesquisas de satisfação, tirar dúvidas dos produtos comprados, enviar conteúdos segmentados e até abrir um canal de sugestões para o seu público. O mais importante, nessa última etapa, é mostrar disponibilidade.

Afinal, sua empresa terá passado semanas ou até meses “bombardeando” os clientes com suas divulgações. Por isso, nada mais justo do que se mostrar acessível depois daquela data comemorativa.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Alagoas 6 dicas para usar as datas comemorativas para atrair mais clientes

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Instagram para empresas: 10 dicas para promover seu negócio

10 aplicativos para destacar as suas publicações nas redes sociais

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