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Inovação | CRIAÇÃO DE PRODUTO E SERVIÇO
Como as marcas estão usando NFTs

Tokens Não Fungíveis, ou NFTs, são estratégias de marketing excelentes para gerar relacionamento e transformar clientes em fãs

· 08/05/2023 · Atualizado em 17/07/2023
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NFTs, abreviatura para Tokens Não Fungíveis, são códigos únicos, distintos e insubstituíveis. Registrados pelo sistema blockchain, a mesma tecnologia utilizada em criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, permitem estratégias inovadoras e cheias de criatividade para que empresas divulguem seus produtos enquanto transmitem uma personalidade de marca voltada para o futuro e que sabe usar a tecnologia a seu favor. Uma forma de uso bastante interessante é aquela em que uma marca tradicional usa o recurso de NFTs para reposicionar sua imagem como antenada com a mais moderna tecnologia, 

Ainda nos primórdios de 2019, a NBA e a NBA Players Association lançaram, com a Dapper Labs, o NBA Top Shot, plataforma digital para os fãs de basquete coletarem, trocarem e criarem momentos da história da liga em blockchain via NFTs. A NFL também usa NFTs como ingressos digitais exclusivos para eventos e jogos. Além de ser uma forma segura de controlar o acesso aos eventos, se tornam um item colecionável para os fãs. Também na seara esportiva, a Nike lançou a "CryptoKicks", coleção de tênis digitais exclusivos. Criados como NFTs, cada par é único e pode ser comprado, vendido e negociado como um item colecionável, gerando imenso envolvimento de fãs e inaugurando uma categoria de produto de valor. 

A rede de cafés Starbucks lançou um programa de fidelidade baseado em blockchain, no qual cada compra recebe "Stars" digitais, que podem ser convertidas em NFTs exclusivos, como cartões de presente e itens colecionáveis. A Coca-Cola também aderiu ao blockchain e leiloou parte de sua propriedade intelectual embalada em um pacote de NFTs, alojado em uma quarta NFT semelhante à uma máquina de venda retrô de 1956. 

As sopas Campbell’s, icônica por ter sua lata estampada pelo artista Andy Warrol, ganharam um novo rótulo devidamente celebrado com o leilão de 100 NFTs criados pela artista Sophia Chang. Já a DKNY juntou o passado com o contemporâneo no lançamento de seu novo logotipo, inspirado em um antigo mural da marca em Nova York, dessa vez leiloado como um vídeo NFT. Ambas as marcas doaram a totalidade dos lucros dos leilões para organizações sem fins lucrativos. 

Vantagens 

Os NFTs têm se tornado uma ferramenta popular para engajar, antecipar recebíveis e lastro de autoria na indústria criativa, ao fornecer um registro imutável da propriedade e autenticidade de um item digital, muito interessante como plataforma para artistas e criadores que desejam vender seus trabalhos ou garantir direitos autorais. 

Abraçar e mesmo antecipar o uso de novas tecnologias é crucial para marcas atualizarem a mensagem de relevância e criar conexão com a clientela, transformando usuários em uma legião de fãs. Os NFTs oferecem uma maneira nova e emocionante de envolver a comunidade, gerar receita e fortalecer relacionamentos. Empresas de todos os portes e segmentos devem conhecer essa estratégia e aplicá-la dentro de suas possibilidades.  

Saiba Mais: 

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