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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como as pequenas empresas podem utilizar o Google Meu Negócio

Google Meu Negócio ou Perfil da Empresa é uma ferramenta fundamental para a estratégia de marketing digital dos negócios locais.

· Atualizado em 11/10/2022
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O Google Meu Negócio, que agora se chama Perfil da Empresa, é uma ferramenta fundamental para a estratégia de marketing digital dos negócios locais e que tenham um ponto físico. Isso porque o Perfil da Empresa ajuda as pessoas a encontrarem o seu estabelecimento. 

Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google que toda empresa pode cadastrar e, assim, aparecer tanto na página de pesquisa quanto no maps. Se um internauta fizer uma busca por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, ele já aparece com foto, nome, endereço e localização.

Isso porque, no Perfil da Empresa, você cadastra fotos e informações como: nome da empresa, endereço, telefone, horário de funcionamento, entre outras. Nele, os seus clientes também podem escrever uma avaliação que fica disponível nas pesquisas de outros usuários. 

Além de fortalecer sua presença digital no buscador do Google, o Perfil da Empresa pode ser mais um canal direto de comunicação com os seus clientes. Estar no Google Meu Negócio traz confiança para o consumidor, que vê no Google um buscador de credibilidade. 

Outra vantagem é que você consegue acompanhar alguns números relativos ao seu perfil, como quantas pessoas contataram seu negócio ou quantos cliques seu site teve. Veja outros recursos importantes da ferramenta:

  1. Como você recebe avaliações, é importante que você sempre responda para manter uma interação com o seu cliente e mostrar que está atento às suas opiniões. 
  2. Você também pode colocar no seu perfil as perguntas mais frequentes já com as respostas. É uma maneira de agilizar o seu atendimento. 
  3. Agendamento é um recurso que serve como contato com seu cliente. Nele, você coloca um link que leva à uma página de reserva de data e horário de atendimento. Você ainda pode definir um link direto para o e-mail ou WhatsApp, por exemplo.
  4. Fazer posts de novidades. Com o recurso de postagens, você publica novidades como num blog ou em forma de textos, vídeos e imagens.
  5. Saber mais sobre o seu público com os insights, que fornecem detalhes sobre como as pessoas encontraram seu perfil. É possível verificar insights de fichas individuais ou gerais.
  6. Você também pode publicar vídeos de até 30 segundos. Os vídeos aparecem no mesmo local das fotos. 
  7. Se você não tem um site, o Perfil de Empresa oferece uma ferramenta de criação de site. É um recurso simples e pode ser temporário até que você estruture a sua página. 

Num primeiro momento, parece que o Perfil da Empresa é apenas um cadastro de informações. Mas, isso não é verdade. A ferramenta é estratégica e traz vários recursos que podem ajudar na presença on-line e no relacionamento com o cliente. Para utilizá-la da melhor maneira, é preciso conhecer e aprender todos os recursos disponíveis. 

Para saber mais, assista o vídeo a seguir:

Como Vender Mais no Natal com o Google Meu Negócio

E aproveite o curso do Sebrae:

Como usar sites de busca para sua empresa


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