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Tue Nov 22 22:25:41 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como atrair clientes usando as redes sociais?

Utilize as redes sociais para criar conexão e fortalecer o relacionamento com os seus clientes.

· Atualizado em 22/11/2022
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Você sabe como usar as redes sociais para comunicar-se e relacionar-se com seus clientes? Em um cenário tão complexo como o que estamos vivendo, as mídias sociais podem ser fundamentais para a sobrevivência dos pequenos. Se você ainda não sabe como tirar proveito delas, não tem problema! Preparamos cinco dicas para te ajudar nessa missão.

  • Defina seu público-alvo

As redes sociais permitem que as informações publicadas sejam direcionadas, de modo 100% preciso, para um públici específico. Isso não ocorre em outros canais de comunicação, como outdoors e rádios, que falam para um público geral. 

As redes sociais são suportadas com dados sobre a sua audiência. Isso permite que você tenha insights e saiba como segmentar suas ações de marketing digital nas plataformas. 

  • Saiba usar cada canal de comunicação 

É fundamental entender a particularidade de cada rede social para agregar-la da melhor forma e valorizar a comunicação. O Instagram, por exemplo, tem foco nas imagens. Então, se você quer promover ações nessa rede social, precisa caprichar nas fotos, imagens e vídeos. Já o TikTok, privilegia o conteúdo criativo, único, divertido em vídeos curtos. 

O ideal é que você conheça seu público e saiba qual é a rede social mais utilizada por ele. Assim, você saberá qual é a linguagem e quais são os formatos que melhor se adequam à sua estratégia. 

  • Invista em uma comunicação de qualidade

Utilizar fotos e materiais de boa qualidade agregam e dão mais visibilidade à página da empresa na internet, tornando uma comunicação mais assertiva. Para produzir fotos de qualidade, por exemplo, você deve organizar o fundo, dando destaque ao seu produto. 

Você também deve observar a iluminação e, sempre que possível, utilizar a luz natural. Nos vídeos, teste os equipamentos de áudio antes da gravação e certifique-se de que não há ruídos externos tirando o foco do seu áudio. 

  • Avalie o melhor canal de vendas para o seu negócio

Cada alternativa tem uma finalidade específica, mas também traz ônus de desenvolvimento de um sistema de gestão. Você deve analisar o que é mais interessante de acordo com sua realidade. 

Por exemplo, se você disponibilizar um telefone de WhatsApp para atendimento, precisa ter uma equipe capacitada e preparada para responder os questionamentos de clientes, que chegarão a qualquer hora e em grande quantidade. 

  • Use ferramentas para gerenciar suas redes sociais

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para realizar a gestão das redes sociais. Você pode programar postagens, acompanhar medições, ver seguidores e engajamentos. As plataformas disponibilizam os insights com relatórios de medições que são importantes para a análise da sua estratégia de marketing digital. 

Também existem ferramentas que monitoram o que está sendo falado nas redes sociais ou os tópicos com mais buzz. É o caso da BuzzSumo. Outra ferramenta é a mLabs , uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que agenda publicações, compara o desempenho com a concorrência, acompanha o resultado do desempenho, gera relatórios, entre outras funcionalidades.

As redes sociais são instrumentos essenciais para o relacionamento com o cliente. Por isso, é preciso planejar estrategicamente todo o conteúdo que foi publicado. Não utilize as suas redes sociais somente para vender. Esse não é o foco delas. As mídias sociais foram criadas para relacionamentos, e você pode ser penalizado pelo objetivo se não focar no objetivo. 

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