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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como calcular a margem de lucro no varejo de roupas

A margem de lucro é um dos pilares para a sobrevivência e o sucesso de qualquer negócio. Mesmo assim, ainda é negligenciada por boa parte dos empreendedores.

· 23/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
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Para te ajudar a melhorar a margem de lucro no seu varejo de roupas, selecionamos as dicas da especialista Joyce Dinalli, do canal Nuvemshop.

A princípio, a precificação dos seus produtos depende de uma série de fatores internos e externos do seu negócio. Um desses fatores é a margem de lucro. Mas você sabe como calcular a ideal para o seu negócio? Qual a porcentagem que deve ganhar em cima de cada produto? 

Essas perguntas são recorrentes no dia a dia do varejista, mas podemos adiantar que não existe uma regra ou fórmula mágica sobre a margem de lucro. Cada caso é um caso, e cada empresa precisa encontrar a que mais atende às suas necessidades. 

A primeira coisa que você precisa entender é que a margem de lucro é diferente do lucro em si.

Basicamente, o lucro é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo daquele produto. Já a margem de lucro é uma porcentagem obtida da relação entre o lucro e o faturamento total do negócio. Portanto, a fórmula para calculá-la seria: margem de lucro = lucro / receitas totais,  multiplicando o resultado por 100. 

Quer um exemplo na prática? Então vamos lá!

Vamos supor que você trabalha com vendas de roupas e comprou no seu fornecedor uma blusa que custou R$ 20, mas a está vendendo na sua loja por R$ 50. Como a margem de lucro é o lucro dividido pela receita, a conta ficaria mais ou menos assim: o lucro, neste caso, seria de R$ 30, já que a blusa foi comprada pro R$ 20 e vendida por R$ 50. Assim, a diferença entre os valores é de R$ 30. 

Dessa forma, esse seria o nosso lucro. Agora, vamos dividir o lucro pelo valor de venda, ou seja, 30 / 50, que dá 0,6. Multiplicamos esse valor por 100 para chegar a 60%. Ou seja, a margem de lucro bruto desta blusa foi de 60%. Lembre-se que ainda não analisamos outras despesas do negócio, mas somente a relação entre o preço de venda e o custo daquele produto.

Aliás, além da margem de lucro bruta, temos a margem de lucro líquida, que contempla outros gastos e não só o preço do produto. Podemos citar os custos fixos, variáveis, impostos e despesas gerais. Portanto, a fórmula para calcular a margem de lucro líquida é: margem líquida = lucro líquido (após os impostos) / receita total. E, no final, multiplicamos por 100.

Voltando ao nosso exemplo anterior, se você pagar 6% de imposto sobre essa venda de R$ 50, teríamos R$ 3 de imposto. Neste caso, o lucro passa a ser R$ 27. Ou seja, a sua margem de lucro líquida ficaria assim: 27 / 50 x 100, num total de 54%. Esta seria a sua margem de lucro líquida.

Agora, você até pode se perguntar, se essa margem de lucro é a ideal para o seu empreendimento. A verdade é que cada caso é um caso e não existe uma resposta definitiva para isso. Assim, para saber como calcular o seu preço de venda e entender se a margem de lucro que colocou está legal para o seu negócio, você deverá analisar outros fatores.

Por exemplo, se a sua empresa está passando por um momento difícil ou de instabilidade, talvez seja interessante ela aumentar a competitividade perante os seus concorrentes. Para isso, você pode diminuir a sua margem de lucro e aumentar a quantidade de vendas. Agora, se o mercado está oportuno e a demanda cresceu nos últimos meses, então vale a pena pensar em aumentar sua margem de lucro.

Percebeu que não existe essa "margem de lucro ideal para todas as empresas"? O que existe é uma margem de lucro ideal para cada momento e empreendimento. 

No entanto, podemos analisar alguns fatores para definir qual é a margem de lucro ideal para o seu negócio. O primeiro deles é a precificação correta dos produtos. Isso pode ser feito através de uma fórmula chamada Markup, que considera vários fatores importantes para cada empresa. 

Markup é uma fórmula utilizada para definir o preço de venda dos produtos de uma empresa, considerando diversos fatores, como custos e despesas fixas e variáveis, margem de lucro desejada e impostos.

Em uma loja de roupas, por exemplo, é importante considerar os custos com matéria-prima, mão de obra, aluguel do espaço físico, energia elétrica, água, telefone, entre outros. Além disso, é necessário levar em conta a margem de lucro desejada, que deve ser compatível com o mercado em que a empresa está inserida.

Ao aplicar a fórmula do Markup na precificação dos produtos, é possível definir o preço de venda de forma mais precisa, garantindo que a empresa obtenha a margem de lucro desejada e os preços estejam competitivos no mercado. Uma vez que se saiba qual é o Markup ideal para seu negócio, é possível definir os preços de venda dos produtos de forma mais assertiva, considerando ainda a demanda do mercado e a estratégia de posicionamento da empresa. Com uma precificação adequada, é possível atrair mais clientes e garantir a sustentabilidade financeira do negócio.

Outro ponto importante na precificação é considerar os seus custos e despesas fixas e variáveis. Ou seja, em hipótese alguma defina sua margem de lucro com base naquilo que você quer ganhar ou no que merece ganhar. É fundamental considerar elementos como: mão de obra, matéria-prima, quantidade de horas trabalhadas, aluguel, entre outros.

O próximo passo é diferenciar a margem de lucro do lucro em si, o que ajuda a realizar uma precificação de acordo com a demanda de mercado. Além disso, você precisa saber todos os valores que entram e saem do caixa da sua empresa. Assim, será possível traçar os objetivos para conseguir definir uma porcentagem de lucro pela venda dos produtos. 

Aliás, você já ouviu falar que conquistar um novo cliente sai muito mais caro do que manter os que você já tem? Pois é, calculando a margem de lucro ideal, nem maior e nem menor do que a sua empresa precisa no momento, fica muito mais fácil ter clientes que comprem de você com recorrência, garantindo um faturamento constante no seu negócio. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você: Dicas para sua loja tornar-se referência em sua região Indicadores para o seu negócio.

Essas são algumas dicas de como calcular a margem de lucro no varejo de roupas, alem disso, o Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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