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Fri Mar 10 16:59:44 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTIMATIVA DE VENDA
Como começar a vender pelas redes sociais

As redes sociais são ambientes de conexão e desenvolvimento do relacionamento com o cliente.

· Atualizado em 10/03/2023
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Quando um pequeno negócio começa, o primeiro canal de divulgação a ser utilizado é o das redes sociais. Parece fácil: alguns pensam que basta ter um perfil e publicar fotos de produtos ou do negócio. No entanto, se não existir um planejamento e uma estratégia, você não terá resultados positivos.  

As redes sociais exigem investimento de tempo e criatividade, além de um conhecimento do comportamento do seu público. Se você tem uma boa estratégia, os resultados podem ser surpreendentes. É possível alcançar novos clientes, lançar produtos, estabelecer parcerias e aumentar as vendas.

Por isso, separamos algumas dicas para você começar a vender pelas redes sociais! 

Comece com uma estratégia

Faça pesquisas sobre a concorrência. Observe o que estão publicando ou anúncios. É importante definir objetivos e metas para acompanhar e saber se as ações estão tendo sucesso. Por fim, não deixe de criar um calendário de conteúdo para manter a produção de conteúdo ativa.

Construa relações com o seu público

Uma das principais métricas que ajuda a vender pelas redes sociais é o engajamento. Por isso, procure criar conversas nas suas redes sociais. Peça opiniões, faça perguntas, solicite feedback. Mostre os bastidores do seu negócio. Essa é uma maneira de humanizar e do cliente criar uma identidade com você e a sua empresa. 

Foque mais na qualidade do que na quantidade

Fazer muitos posts pode ajudar na variedade, mas, procure focar na qualidade. Não vale a pena pulverizar muito com pouca atenção ao visual e ao potencial de engajamento das suas peças.

Ter qualidade significa ser relevante para o seu público. Ou seja, pense em temas que resolvam dúvidas ou problemas do seu potencial cliente, assuntos que interessem a quem vai consumir o conteúdo.

Monitore e responda aos comentários e a interações

Não deixe o seu cliente sem resposta. As redes sociais são feitas para que a conversa aconteça. Por isso, é preciso mantê-la ativa. Ao responder, você transmite confiança e mostra que está atento às opiniões do seu público. Você também pode implementar ou testar sugestões de melhorias dos usuários. 

Procure criar posts com bom visual

As redes sociais são muito focadas na imagem. E, para vender seus produtos, é preciso contar com boas fotografias e um bom design gráfico. Aqui, e em todas as frentes, sempre considere a contratação de um profissional qualificado.

Mas, se não for possível, tenha atenção à iluminação na hora das fotos e aos ruídos, quando for gravar algum vídeo ou stories. 

As redes sociais são ambientes de conexão e relacionamento. Elas não foram criadas para vendas. Mas, para construir e manter essa proximidade com o seu cliente.

Aproveite os recursos disponíveis nas próprias redes sociais, para conhecer o perfil do seu público e para avaliar se a sua estratégia está sendo assertiva ou se necessita de algum ajuste. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas Como pequenos empreendedores podem começar a vender pelas redes sociais

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