this is an h1

this is an h2

Thu Feb 16 21:19:38 BRT 2023
Finanças | CAPITAL
Como começar um negócio (quase) sem dinheiro

Muitas são as pessoas que desejam abrir um negócio, mas que esbarram na falta de recursos financeiros para começar

· 08/12/2022 · Atualizado em 11/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Criar e sustentar um negócio não é apenas um meio que pode levar à riqueza - é um caminho que pode ser trilhado para correr atrás dos sonhos e encontrar a tão sonhada realização pessoal. A jornada nem sempre é fácil, mas, sem começar, é impossível saber quais serão os resultados.

Mas, um dos grandes empecilhos apresentados pelos empreendedores para iniciar o seu negócio é a falta de capital disponível para investir. A boa notícia é que é possível criar um negócio baseado na inteligência, na perseverança e na dedicação, mesmo que o orçamento esteja apertado. É preciso estar preparado para trabalhar muito e aprender com os próprios erros, mas os resultados poderão ser muito promissores.

Confira abaixo, cinco passos para quem quer abrir uma empresa com poucos recursos financeiros:

1 - Mantenha o seu atual emprego, se for possível

Para quem quer começar minimizando os riscos, uma opção será não dedicar 100% do tempo disponível ao novo negócio. Algumas pessoas pensam que empreender significa investir todo o seu tempo e esforço na empresa. Claro que, quanto maior a dedicação, maiores são as chances de sucesso. Mas, se ainda mantiver o seu emprego, saiba que é possível estruturar o seu novo negócio conciliando as duas atividades, pelo menos no início. É até interessante iniciar aos poucos para entender como será a recepção à empresa, a demanda por produtos e o crescimento da marca.

2 – A escolha do setor deve ser estratégica 

Algumas pessoas optam por iniciar um negócio em uma área com a qual não tem afinidade, o que pode ser um risco. Se você não tem muito dinheiro para investir, terá que fazer o negócio gerar receitas o mais rápido possível, certo? Para que isso seja possível, o melhor é escolher um setor no qual já tenha domínio, onde conheça pessoas, a fim de acelerar o processo de crescimento das atividades da empresa. Depois, quando as coisas estiverem mais estáveis, poderá considerar diversificar os negócios.

3 – Tente fazer a partir de casa

Abrir uma empresa física, requer investimentos relativamente altos em estrutura, aluguéis, equipamentos, funcionários, dentre outros. Para quem deseja dar os primeiros passos no empreendedorismo, o melhor será encontrar uma forma de começar em casa, evitando-se assim custos que não poderão ser suportados enquanto a empresa não tiver faturamento. Se for possível, invista no digital para dar visibilidade ao seu negócio: faça um site em plataformas gratuitas ou de baixo custo e utilize as redes sociais para vender seu produto ou serviço. Pode ser interessante fazer um envio inicial para os amigos mais próximos, com o objetivo de testar a experiência dos consumidores.

4 - Lance, teste, refaça

Os primeiros meses do negócio devem servir como um laboratório para testar o que funciona, o que precisa ser descartado e o que deve ser melhorado. São os clientes que vão indicar o melhor caminho para chegar ao melhor desempenho: eles vão dizer se o seu produto funciona, que outros produtos gostariam que produzisse, quais são suas necessidades mais urgentes. Com essas informações, poderá fazer novas pesquisas e chegar ao produto ou serviço com maior potencial de sucesso. 

5 - Prepare para a escala

Tão logo a empresa começar a caminhar com as próprias pernas, você verá que terá mais tempo livre para pensar estrategicamente. Ao delegar tarefas e se livrar do dia a dia do negócio, será possível ter ideias criativas para atrair novos clientes, desenvolver projetos mais ambiciosos e pensar em outras frentes de trabalho. Caso o negócio já esteja dando lucro, você poderá usar parte desse dinheiro para investir na expansão, levando seu produto ou serviço a novos mercados. 

Mas, antes de começar, busque informação e capacite-se. O Sebrae possui diversos cursos online que poderão ajudar nessa jornada:

Se quiser conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/como-comecar-um-negocio-sem-dinheiro

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?