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Fri Feb 17 18:10:21 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como criar conteúdo relevante para redes sociais

Fortaleça sua presença on-line e crie autoridade na rede social que o seu cliente utiliza.

· Atualizado em 17/02/2023
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Existem inúmeras mídias sociais e saber qual é a melhor para o seu negócio depende do seu cliente. Registre essa informação: a rede social ideal para o seu negócio é aquela em que o seu público está. 

Você não precisa estar em todos os canais digitais, mas naqueles em que você pode agregar e conectar-se com os seus potenciais clientes. Dessa maneira, você consegue ser assertivo nas suas estratégias de marketing digital. 

Se você já está em alguma rede social, verifique o engajamento do seu perfil e se já realizou alguma venda por esse canal, para saber se o seu cliente também está ali. Testar é um fator relevante para você ver se está indo pelo caminho certo. Se o seu negócio está no Facebook, por exemplo, mas não há uma interação e uma conversa com o cliente, talvez seja melhor mudar para o Instagram, para o TikTok ou para onde você possa trabalhar a interação com seu público. 

Entender a idade do seu público e de onde ele vem também pode ser decisivo na escolha das suas redes sociais. Além disso, definir os seus objetivos e saber o que você quer fazer nas mídias sociais é importante. Você pode querer divulgar mais o seu produto ou manter um relacionamento mais próximo com o seu cliente. 

Ou você pode querer construir sua autoridade no tema, e a sua rede social será para produção de conteúdo. Saber qual será o conteúdo ideal, nesse caso, também depende das personas do seu negócio. Pense: o que é relevante para a sua persona?

Com o funil de marketing, é possível trabalhar cada etapa da jornada do cliente dentro da rede social. Você deve criar conteúdos de atração, consideração e decisão. 

Atração: criar publicações para levar a persona para seus perfis ou site. Se você vende marmitas fit e sua persona não tem muito tempo para se exercitar, você pode criar um conteúdo de exercícios físicos em 15 minutos, por exemplo. Perceba que, aparentemente, a marmita não tem relação direta com a atividade física. Mas, você lança um conteúdo complementar sem falar do seu produto.

Consideração: conteúdos para as personas que entendem que têm um problema para resolver. Nesse momento, você mostra que tem a solução que ela precisa. No exemplo das marmitas fit, esse é o momento de falar dos nutrientes dos alimentos e o que é preciso consumir diariamente.

Decisão: é quando você vai converter. É possível mostrar o produto e todas as suas informações, além de chamar para ação com um CTA, que pode ser um “Saiba mais” ou “Compre”. Você pode colocar testemunhos ou avaliações de outros clientes também. 

Mas, todas as redes sociais são iguais? Não, cada plataforma tem suas normas e formatos. Se você deseja atuar no Linkedin, por exemplo, deve compreender que trata-se de uma rede mais profissional. A linguagem será diferente e voltada para o ambiente de trabalho. Já no Tik Tok, o entretenimento é o foco, e você deve produzir vídeos. 

A rede social não deve ser utilizada como um simples catálogo de produtos e serviços. Você deve aproveitar para construir sua autoridade e fortalecer sua presença on-line, com conteúdos relevantes. 

Para gerar conexão, é preciso verdade. O internauta que está na rede social está em busca de informações e de relacionamentos confiáveis. Por isso, você precisa atuar com honestidade e profissionalismo. 

Para comprovar sua autoridade, você pode aproveitar os comentários e testemunhos de outros clientes. A maioria das pessoas pesquisa avaliações antes de fechar qualquer compra. 

Outra dica interessante é testar. Você pode criar um reels com a música que está em alta, por exemplo, e ver se gera engajamento da sua persona. Às vezes, a interação é com outros usuários, que não fecharão a compra. Então, o teste é válido. Pode ser que o carrossel seja mais interessante para a sua persona. 

Escolha seu conteúdo com estratégia e, a partir, dos interesses e dores da sua persona. Converse com os usuários por meio dos comentários, dos directs e utilizando recursos como enquetes ou caixas de perguntas. Tudo isso gera engajamento e conexão nas redes sociais.

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Minas: #48 - Dicas para criar conteúdos relevantes nas redes sociais

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