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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Como criar um mix de moda, de produtos e de coleção em sua loja

A complementação entre moda e acessórios no mix da loja contribui para o aumento da lucratividade, além de possibilitar a personalização do atendimento.

· 15/06/2022 · Atualizado em 28/06/2022

Mostruário de loja com roupas e acessórios

Será que o seu ponto de venda tem dado conta de atender um cliente que busca um look completo e de acordo com o seu lifestyle? Saiba que produtos complementares podem aumentar os seus indicadores de resultados, mas é preciso tomar alguns cuidados para que, além de estarem coesos com o que o cliente busca, eles estejam também em conformidade com a marca que você representa.

Assim como o arroz e o feijão se completam, a dupla moda e acessórios é a combinação perfeita para organizar os looks na vitrine e para aumentar os indicadores de itens por tíquete, tíquete médio e de margem, já que possuem funções diferenciadas. A cartilha Mix de moda, de produtos e de coleção em sua loja, do Sebrae, está disponível e pode auxiliar você na seleção e disponibilidade de produtos na loja (ou coleção) para atrair o cliente, satisfazê-lo e fidelizá-lo. Nela, fica evidenciado que oferecer um grande número de produtos não é uma tarefa fácil do ponto de vista logístico e financeiro. Por isso, saber selecionar o melhor mix é essencial, pois ele pode fazer você se diferenciar diante da concorrência.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com mix de moda é poder criar combos (não confunda com venda casada, o que é proibido pela lei do consumidor), combinações e reduzir o estoque parado, afinal você estará mostrando possibilidades de diferentes looks ao cliente, compondo diferentes estilos.

Como compor um mix de moda do seu ponto de vendas

O mix de moda é uma espécie de catálogo, um portfólio que a sua loja oferece aos consumidores, elaborado de forma estratégica e criteriosa, potencializando as vendas. Sempre é bom lembrar que, no ponto de venda, quando o cliente tem à sua disposição produtos que se complementam, a tendência é a de que o tíquete médio do seu negócio aumente.

A composição de um bom mix de moda deve levar em consideração alguns aspectos como: as preferências e necessidades do público, até mesmo aquelas de que o consumidor ainda não tem consciência (um exemplo é o cliente que vai comprar uma roupa e se dá conta de que necessita de uma bolsa ou outro acessório que funcione bem com o look; a venda é certa se ele encontrar esse produto na sua loja, caso contrário, ele vai buscar na concorrência); custo de estoque (escolha assertiva de modelos e suas quantidades); bons fornecedores; atualização; e sazonalidade.

O mix de moda está diretamente relacionado ao estilo e pode atender:

  • ao  básico: tradicional, funcional, apresenta poucos diferenciais de uma temporada para outra e costuma vender mais;
  • à moda fashion ou modismo: alinhada com as tendências do momento, seja em cores, materiais ou formas, e vendem somente durante a coleção em vigor;
  • à vanguarda: trata-se de produtos conceituais, comprometidos com tendências futuras e que traduzem a ideia, o espírito da coleção, e por isso costumam impactar e chamar a atenção do consumidor.

Compondo o mix de produtos

Alguns fundamentos são premissas básicas que devem nortear o mix de produtos no seu ponto de venda:

  • abrangência: quantidade de linhas de produtos a serem oferecidas;
  • extensão: quantidade de produtos em cada linha;
  • profundidade: quantidade de versões de cada produto;
  • consistência: coesão dos produtos oferecidos nas linhas com os propósitos dos clientes e da marca.

Compreender bem cada um desses fundamentos é importante para não errar em algumas decisões, como comprar em excesso um produto e deixar outro faltar, oferecer em número insuficiente ou, ainda, comprar um número excessivo de modelos.

Assim, é fundamental conhecer o público-alvo para definir o estilo dos produtos oferecidos pela loja, que podem ser:

  • produtos de conveniência: de compra frequente e geralmente de valor mais baixo;
  • produtos de comparação: mais caros e de compra menos frequente, que levam o consumidor a comparar preços, qualidade e estilo;
  • produtos de especialidade: produtos específicos, marcas famosas (as quais geralmente o cliente não aceita substituir);
  • produtos de inovação: são de alta rotatividade, geralmente vendem muito em um curto espaço de tempo;
  • produtos de moda: a popular modinha, que acompanha as tendências evidentes na mídia;
  • produtos sazonais: as vendas flutuam conforme o período do ano.

É importante ressaltar que uma boa definição do mix de moda e produto tem influência direta sobre as vendas ocasionais.

Compondo o mix de coleção

Após definir o mix de moda e o mix de produtos, é o momento de pensar no mix de coleção, que precisa ser harmônico e equilibrado, levando em conta o tipo de produto e a quantidade de cada um que deve estar disponível na loja, modelos por tipo de produto, matéria-prima, cor e tamanho.

E para complementar o visual? Definidos os produtos que vão compor a coleção de moda do seu ponto de vendas, não se esqueça de disponibilizar aos seus clientes os acessórios que podem compor o look perfeito: semijoias e bijuterias, bolsas, carteiras, chapéus, gorros, bonés, boinas, lenços, echarpes, cachecóis, óculos,  presilhas para cabelo, cintos, relógios e muito mais! Use a sua criatividade e o planejamento estratégico para lucrar mais e dê também uma espiadinha no material que o Sebrae separou para você.

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