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Mercado e Vendas | FORNECEDOR
Como criar um negócio de moda praia

Em um país tropical, com muitos dias de sol e calor, este pode ser um negócio promissor.

· 10/02/2023 · Atualizado em 02/06/2023
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Cercado por mar e praias em mais de sete mil quilômetros de litoral, o Brasil representa um potencial enorme neste segmento. Mais de 260 milhões de peças de moda praia são produzidas no Brasil por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). O maior segmento do mercado é o feminino, e o maior mercado consumidor são os Estados Unidos. Esse é um tipo de produto em que o Brasil tem reconhecimento mundial, já que os biquínis brasileiros têm o histórico de chamar a atenção, principalmente devido a sua originalidade. Atualmente, com um mercado consolidado, a moda praia brasileira é impactada pelas tendências globais, portanto, os players, tanto novos quanto antigos, necessitam estar sempre atualizados sobre os novos comportamentos de consumo de cada nova temporada. 

Há uma forte presença de micro e pequenas empresas neste setor, mas como em diversas outras áreas, a escassez de mão de obra operacional e a falta de qualificação no ramo podem ser um problema. Para evitar essa situação, é necessário que o empreendedor busque estar sempre qualificado, atentando-se para as inovações do mercado e da atualidade.

Existem algumas possibilidades para quem deseja investir neste setor:

  • Confecção de moda praia

Se você quer montar uma confecção de moda praia, saiba que o Brasil é o maior fabricante de artigos para moda praia, tendo o maior público consumidor do setor. Hoje em dia, o país desenvolveu tecnologias específicas para a fabricação de biquínis e maiôs, tendo conquistado as clientes nacionais e internacionais, o que se deve a sua qualidade e ao estilo diferenciado e ousado.

Uma coisa muito comum que você verá ao analisar a moda praia dos países internacioais é o fato de que as peças não são tão ousadas ou pequenas, porém, muitos são os pedidos de exportação de biquínis confeccionados no Brasil.

Abrir uma confecção de moda praia é um negócio bastante promissor, tendo um público-alvo economicamente ativo. No entanto, para obter sucesso neste ramo de atividade, é necessário estruturá-la em todos os detalhes, que vão desde a escolha do local para montar a empresa até os equipamentos exigidos. Veja abaixo alguns itens essenciais para montar uma confecção de moda praia:

  • Localização

A escolha da localização para montar a confecção tem variáveis diferentes que devem ser levadas em consideração. Em primeiro lugar, não é uma regra, mas o ideal é que a empresa seja fixada em uma área próxima às regiões praianas, o que facilita a comercialização direta com as lojas, possibilitando trabalhar com demandas fixas, garantindo o seu lucro continuo.

Além disso, a confecção também deve ser montada em um local que tenha visibilidade, tendo fácil acesso para os fornecedores entregarem as mercadorias e para os funcionários chegarem ao local de trabalho.

  • Exigências legais 

Para abrir uma confecção de moda praia, é necessário seguir todas as exigências legais. Você precisará comparecer na junta comercial da cidade para fazer a solicitação de abertura do negócio, sendo preciso apresentar todos os seus documentos pessoais. Na próxima etapa, tem-se que ir à prefeitura para fazer o pedido de alvará de funcionamento, licença do Corpo de Bombeiros e licença ambiental.

Para iniciar as atividades, tem-se que obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no site da Secretaria da Receita Federal, além de fazer o registro na Secretaria Estadual de Fazenda para o recolhimento de impostos e o enquadramento na entidade sindical patronal para conceder os benefícios dos funcionários.

  • Estrutura

O sucesso da confecção de moda praia depende da sua estrutura. Portanto, é preciso contar com um estabelecimento de, no mínimo, 100 m², dividido entre o escritório para tratar das questões administrativas, a área de produção das peças, o estoque para armazenar a matéria-prima e as peças prontas, além de banheiros para os funcionários.

Algumas máquinas essenciais ao negócio são: máquinas de costura overloque com duas agulhas motor, máquinas galoneiras com três agulhas, máquinas para cortar tecido, mesa de madeira, elastiqueira BT, colarete de overloque, manequins infantis, adultos femininos e masculinos. 

Para que a confecção funcione, deve-se montar uma equipe de funcionários composta por estilista, modelista, cortadores, costureiras, auxiliar administrativo, vendedores, auxiliar de serviços gerais e motorista. 

  • E-commerce de moda praia

Montar um e-commerce de moda praia não é tão simples quanto parece. É preciso ter um bom planejamento para que o negócio on-line dê certo. Quando falamos de e-commerce, é necessário traçar algumas estratégias para atrair a atenção do público e conquistar vendas. Mas também é necessário avaliar algumas questões importantes como por exemplo, local para estoque do produto e a forma de entrega.

Alguns itens que devem ser analisados:

  • Conheça seu público-alvo

É de extrema importância você conhecer seu público-alvo, como em qualquer outro negócio. No on-line, é possível ter mais alcance, mas é fundamental saber as características do público que se deseja atrair.

  • Tenha bons fornecedores

Outro ponto importante é quanto à qualidade das suas peças que serão comercializadas. Para ter produtos de qualidade, você precisa ter bons fornecedores, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais.

Você precisa entender que se a mercadoria for de boa qualidade, seus clientes vão indicar a sua loja para outros, além de voltar a comprar mais produtos. Então, não desista de ter bons fornecedores e garantir a qualidade nas vendas.  

  • Tenha várias opções de pagamento

Ter várias opções pagamento é importante hoje em dia. Não se limite a disponibilizar apenas a forma de pagamento que seja conveniente para o seu negócio. Você sempre precisa pensar no cliente.

  • Utilize as redes sociais

As redes sociais são estratégias muito eficientes para atrair mais clientes para um e-commerce de moda praia. Você, com certeza, já deve ter visto alguma divulgação dessa área na sua rede social.

Então, por se tratar de uma ferramenta poderosa, utilize as redes sociais para promover seu e-commerce. Aproveite para publicar alguns de seus produtos, dê dicas de como usá-las, e não esqueça de fazer promoções, pois isso atrai muitos clientes.

  • Defina a logística de entrega

Outra coisa que você precisa definir no seu e-commerce é sobre como será a entrega. Você precisa decidir se vai cobrar frete ou não, se vai vender para o Brasil todo ou só algumas regiões. Tudo isso precisa estar definido antes mesmo de você colocar seu e-commerce em funcionamento.

  • Aposte nas fotos de qualidade

As fotos dos seus produtos precisam ser impecáveis, ou seja, com muita qualidade. Fotos assim atraem mais olhares, e as chances de alguém comprar seus produtos serão maiores.

Saiba mais:

Artigo criado a partir de conteúdo do IG Sebrae PA. 

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