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Tue Apr 04 18:14:28 BRT 2023
Inovação | REDE SOCIAL
Como criar uma estratégia de conteúdo para o TikTok

Confira 5 dicas para planejar sua estratégia de marketing de conteúdo para o TikTok.

· Atualizado em 04/04/2023
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As marcas que têm uma estratégia de conteúdo personalizada para o TikTok conseguem conquistar o público e aumentar a presença on-line. Logo no início da pandemia de covid-19, o aplicativo se popularizou e conquistou boa parte da audiência por meio das dancinhas divertidas.

Foram mais de 2 milhões de downloads, ao redor do mundo, só nos primeiros três meses de 2020. No Brasil, já são mais de 7 milhões de pessoas cadastradas.

Hoje, uma das maiores redes sociais do mundo é capaz de capturar boa parte da atenção dos internautas e se tornou um ótimo canal para a publicidade das pequenas empresas.

Quer saber como construir a estratégia de conteúdo em vídeo para sua marca no TikTok? Qualquer pessoa consegue elaborar uma estratégia de conteúdo para o TikTok usando o próprio celular.

Mas, primeiro, vale a pena conhecer o perfil dos usuários do TikTok. A maioria das pessoas ativas no TikTok tem entre 16 e 24 anos. Do total das contas em uso, a Geração Z é responsável por 69% delas. O restante do público é formado por pessoas de 25 anos ou mais. As mulheres são maioria, 60% do total.

Essa audiência dialoga com o objetivo da sua marca? A faixa etária faz parte do seu público-alvo? As respostas para essas perguntas são determinantes para você seguir ou não com o planejamento da sua estratégia de conteúdo para o TikTok.

Observado perfil dos usuários da plataforma, separamos cinco dicas para você pensar na hora de se planejar e produzir conteúdo para o TikTok. Confira!

Vídeos curtos na vertical 

Uma estratégia de conteúdo é eficiente quando leva em conta as características de cada rede social. Com o TikTok, não é diferente. O primeiro passo para fazer sucesso na plataforma é criar vídeos na vertical.

O formato tem melhor desempenho e oferece boa experiência para quem usa a plataforma, já que não precisa virar o celular para assistir ao conteúdo.

Outra dica importante é fazer vídeos com a duração entre 5 e 30 segundos. Conteúdos mais curtos tendem a funcionar melhor, pois prendem a atenção do público com mais facilidade.

A edição e a locução são elementos importantes na construção de uma narrativa cativante. Invista em ferramentas e efeitos criativos. As legendas também ajudam a dar contexto para as pessoas. Por isso, é importante escrever textos curtos e claros, que complementam a informação do vídeo.

Perfil de criador 

Analisar o desempenho dos materiais publicados é parte de uma boa estratégia de conteúdo para o TikTok. E isso só é possível quando o perfil da sua marca na rede social está configurado como Perfil de Criador.

Nessa modalidade, é possível acompanhar quantas vezes seu perfil e seu vídeo foram exibidos, quantos seguidores a conta ganhou nos últimos 28 dias, bem como verificar o desempenho de cada postagem. Há ainda como visualizar o perfil da audiência que segue a sua conta. 

Nunca replique vídeos de outras redes sociais 

Nunca replique no TikTok o conteúdo usado no Facebook e no Instagram. Lembre-se: o público e o tipo de publicações da plataforma são bem criativos, dinâmicos e específicos. Então, nenhum dos formatos que performam bem nas outras redes sociais terão um bom desempenho no TikTok.

E isso vale não só para conteúdos externos ao TikTok. O Instagram, por exemplo, penaliza conteúdos e contas que compartilham conteúdos do TikTok.

A dica de ouro é investir em vídeos originais, com a cara do seu negócio, mas também respeitando as características da plataforma. Dê preferência a conteúdos de curta duração, focados em entreter ou trazer alguma informação útil para quem usa a ferramenta.

Use diferentes formatos de conteúdo 

O TikTok disponibiliza diversos formatos e recursos para uma produção audiovisual mais rica. Conheça algumas possibilidades:

  • Efeitos visuais: filtros, alteração na velocidade da imagem, efeitos de transição de cena;
  • Duetos: uma funcionalidade em que uma conta interage ao lado da outra na tela, compartilhando a mesma trilha sonora;
  • Vídeos com danças: associam música e coreografias inusitadas e dominam os perfis na plataforma;
  • Vídeos com curiosidades: sabe aquela peculiaridade ou aquele passo a passo que só você sabe fazer? Esse formato costuma funcionar bem no TikTok.

Hashtags e músicas para se conectar com o público 

Usar hashtags e músicas que estão em alta é uma estratégia de conteúdo essencial para quem quer se dar bem no TikTok. Assim, quem busca por aquele assunto ou por aquele desafio musical, tem chances de visualizar os vídeos que você postou.

O importante é buscar opções que façam sentido para sua marca, ou seja, aquelas que vão aumentar as chances do consumidor encontrar seu negócio na rede social.

Desafios

Os desafios do TikTok são uma estratégia de produção de conteúdo que podem envolver uma dança ou uma ação acompanhada de uma música específica. Quanto mais instigante for, maior a chance de compartilhamento desse conteúdo por outros usuários. É uma forma de você disseminar sua marca e gerar engajamento.

Vale ressaltar que a criatividade e o entretenimento estão no foco da produção audiovisual do TikTok. Por isso, use todos os recursos oferecidos para acompanhar o que está funcionando ou não na hora de atrair e engajar a audiência. Quanto mais resultados na rede social, mais chances de conversão para a sua marca.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas 5 Dicas de estratégia de conteúdo em vídeo no TikTok

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Tiktok impulsiona conteúdos de empreendedores

TikTok como ferramenta de marketing

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