this is an h1

this is an h2

Thu Dec 15 18:38:13 BRT 2022
Pessoas | CAPITAL HUMANO
Como desenvolver estratégias para a retenção de talentos

Invista em uma boa gestão de pessoas para manter os melhores funcionários trabalhando na sua empresa.

· 10/11/2015 · Atualizado em 15/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empresários de pequenos negócios devem aproveitar o potencial máximo de seus funcionários. Uma equipe engajada e com boas ideias para executar um trabalho de excelência faz toda a diferença no dia a dia e no crescimento de uma empresa.

Para manter na equipe colaboradores que se destacam, o empreendedor deve investir na boa gestão de pessoas, já que os concorrentes também estão em busca dos melhores profissionais.

FAVORITAR
Botão favoritar
Talentos

É imprescindível saber que o perfil dos trabalhadores, principalmente dos mais jovens, mudou nas últimas décadas. Você já deve ter ouvido falar em geração X, Y, Z, millenials etc. Esses não são apenas nomes esquisitos, mas termos derivados de pesquisas que apontam uma certa tendência comportamental no trabalho de pessoas nascidas em um determinado intervalo de anos. Hoje, por exemplo, os jovens já não têm nenhuma necessidade de construir uma carreira sólida dentro de uma empresa respeitável, como os chamados baby boomers almejavam.

Quanto mais a tecnologia avança, mais visível fica a necessidade de contratar pessoas que façam mais do que cuidar da estrutura ou das máquinas que movimentam sua empresa. Com isso em mente, você precisa reconhecer a importância dos responsáveis pelo funcionamento adequado do seu negócio.

Por isso, hoje só se fala em talentos. É esperado que os trabalhadores tragam seu talento para dentro da empresa, que façam as coisas de corpo e alma, que agreguem valor e que colaborem com o crescimento constante de qualquer negócio onde entrem.

Ainda que estimular esse movimento não seja tarefa fácil, existem dezenas de iniciativas que você pode desenvolver em seu negócio para incentivar os talentos a ficarem com você e para canalizar essa energia para os objetivos dentro da sua empresa.

Sim, eu sei que soa estranho, mas hoje a empresa precisa se fazer interessante para o funcionário também.

Confira a seguir informações e dicas que podem ajudar você a reter talentos.

FAVORITAR
Botão favoritar
Desenvolvimento

Investir em capacitação ajuda muito na retenção da equipe, além de garantir profissionais mais preparados para realizar suas atividades. Ter bons colaboradores garante a continuidade da excelência no serviço prestado pela sua empresa e evita novos gastos, de tempo e dinheiro, com seleções e treinamentos.

Nesse processo de retenção de talentos, para não perder esses grandes potenciais humanos, é essencial valorizar o funcionário, motivando-o para o trabalho. Ele precisa saber e sentir que é parte essencial da equipe.

Atualmente, a qualidade de vida (dentro e fora do ambiente de trabalho), a experiência, o aprendizado, a oportunidade de crescimento e a satisfação pessoal são fundamentais para os funcionários. Muitas vezes, inclusive, esses fatores são mais importantes do que a proposta salarial.

Tudo isso tem feito com que as empresas repensem a maneira como conquistam e fidelizam seus funcionários.

FAVORITAR
Botão favoritar
Seleção assertiva

Opte por pessoas que compartilham dos seus valores para trabalhar com você. As empresas escolhem as pessoas e as pessoas escolhem as empresas.

A tarefa de reter talentos já começa no processo seletivo, que precisa de critérios rigorosos para evitar equívocos na contratação.

Tenha em mente quem você está procurando e seja objetivo com o candidato sobre as expectativas, a realidade e as possibilidades de desenvolvimento e crescimento na empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar
Proximidade

Aproveite que as pessoas se conhecem nos pequenos negócios. É muito comum que vocês se chamem por seus nomes ou apelidos e que conheçam as famílias uns dos outros. A proximidade com o seu funcionário permite compreender as necessidades profissionais dele e disponibilizar meios para que ele possa supri-las.

Ofereça um bom ambiente de trabalho, no qual a equipe seja ouvida, tenha autonomia e receba feedbacks constantes, sendo reconhecida pelo que ela desenvolve.

Também é importante conceder benefícios sempre que possível, incluindo plano de saúde, vale-transporte, alimentação e outros. Pode ser que, pelo tamanho da empresa, você pense que esses benefícios acabem saindo caros demais, mas use sua criatividade para criar benefícios flexíveis que vão atender seus colaboradores, como trabalho remoto, planos de internet, celular ou plataformas de entretenimento legalmente compartilhadas.

Liderança

O exemplo de profissionalismo deve vir do próprio empresário, isto é, ao ser o melhor chefe, você terá o melhor funcionário.

Seja uma figura de referência para quem trabalha na sua empresa, tornando-se uma inspiração na busca pelo crescimento profissional.

Crie condições que permitam ao funcionário ter prazer no dia a dia de suas atividades profissionais, de modo que ele não trabalhe apenas pelo salário.

O funcionário precisa gostar do que faz, pois só assim dará o seu melhor.

FAVORITAR
Botão favoritar
Resumindo

Veja algumas atitudes simples que podem aumentar a retenção dos talentos da sua empresa:

  • Ouça o funcionário, encoraje-o a expor suas ideias e considere o que é dito.
  • Incentive os profissionais a trabalharem juntos, sem competir.
  • Crie um ambiente confortável, tenha um espaço de descanso e invista em uma decoração agradável.
  • Ofereça cursos e novas oportunidades de aprendizado para sua equipe.
  • Elogie e não seja o tipo de chefe que se apega aos erros. 
  • Exalte os acertos das pessoas que trabalham para você.
  • Desafie e dê novas oportunidades de trabalho.
  • Faça com o que o funcionário sinta que tem liberdade para executar sua função.

Essas dicas não representam mais despesas, mas um investimento que será reproduzido no desempenho do quadro de funcionários.

Capacite-se

Aqui é a parte mais óbvia: você é a alma do seu negócio, então, se você parar no tempo, ele para com você.

Capacite-se, aprenda, conheça, invista.

Faça as coisas diferente do que você já faz. Aprenda novas coisas com outras pessoas e vá a lugares diversos.

Sua empresa vai crescer à medida que você crescer também.

Veja também

Dicas para reter talentos:

Vídeo: Retenção de talentos

Artigo: 5 formas de reconhecer o excelente trabalho do seu funcionário


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora