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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Como determinar o público-alvo da sua empresa

Definir seu público-alvo ajuda a concentrar esforços de marketing digital nas pessoas com maior probabilidade de fechar negócio.

· 09/03/2023 · Atualizado em 08/05/2023
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Público-alvo é um grupo específico de pessoas que dirigimos nossas estratégias, buscando atender seus desejos e necessidades. Em outras palavras, são as pessoas que você pretende alcançar com a sua mensagem de marketing digital, porque estão mais propensas a realizar uma ação com a sua empresa.

As pessoas do seu público-alvo terão características em comum, que fazem parte de três categorias: 

  1. Dados demográficos: as pessoas podem ser semelhantes quanto à idade, gênero, renda familiar, profissão, educação, localização, entre outros.
  2. Interesses em comum: elas compartilham interesses por determinados produtos, tópicos ou atividades.
  3. Comportamentos: as pessoas podem ler as mesmas publicações, acessar os mesmos destinos on-line, ter determinados hobbies ou praticar os mesmos esportes.

Se você deseja ser mais assertivo em suas ações, do desenvolvimento de produtos a comunicação, é irreal você querer atender a todos da mesma forma. Por isso, você pode usar essas três categorias para definir o seu público-alvo.

É possível ter mais um público-alvo? Sim. O público-alvo primário e secundário. O primário é o público principal. Geralmente, ele receberá mais atenção, pois você espera que esse público se torne o seu grupo de clientes mais valiosos. Vamos fazer uma relação de 80/20. Esse público traz 80% da sua receita. 

Já o público-alvo secundário é composto por outros grupos de pessoas com características comuns, que podem ter interesses nos seus produtos ou serviços. Mas é improvável que eles se tornem clientes valiosos.

Normalmente, eles representam 20% da sua receita. Ele é interessante para quem quer vender mais de um produto ou serviço. Ou se achar que seus produtos e serviços podem atrair grupos de pessoas diferentes.

Como descrever esse público-alvo? Se você tiver recursos financeiros disponíveis, contrate uma pesquisa de mercado. O formato pode ser um questionário on-line, entrevista com clientes, grupo focal, entre outras ferramentas de pesquisa.

Caso você não tenha esse recurso, para conduzir esse tipo de pesquisa, comece analisando seus clientes atuais, os seus melhores clientes. Pense sobre as características que eles têm em comum e faça uma troca de ideia com a equipe ou amigos, para você escrever esses clientes.

Se você ainda não descreveu o seu público-alvo, esse é o momento. Lembre-se que a definição de um público-alvo ajuda você a concentrar seus esforços de marketing digital nas pessoas com maior probabilidade de ter interesse no seu produto.

Pega um caderno ou digita no computador. Abra uma planilha em Excel e descreva o seu público-alvo. Um modelo simples, mas que destaque as necessidades, dados demográficos, interesses e o comportamento dessas pessoas.

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae-PR Como definir seu público-alvo

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