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Tue Jan 10 15:54:55 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Como escolher os canais digitais da sua empresa?

Existem várias possibilidades de utilizar os canais digitais. A melhor escolha vai depender dos seus objetivos e da sua persona.

· 10/01/2023 · Atualizado em 10/01/2023
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Diante de tantos canais digitais, é fundamental saber escolher os mais adequados ou os que tenham mais fit com o seu negócio. Os canais digitais são meios de comunicação no ambiente on-line, ou seja, o espaço pelo qual você interage com o seu cliente. 

Os canais digitais são fundamentais para uma estratégia digital e podem ser meios de interação direta, como as mídias sociais ou o e-mail marketing, ou indireto, como no caso de publicações de informações em sites e blogs. 

Vale lembrar que cada canal digital tem suas especificidades, e a escolha de um ou de outro vai depender dos objetivos do seu negócio e do seu público-alvo. Os canais digitais mais utilizados são as redes sociais, atendimento de suporte e e-mail marketing.

Com os canais digitais, é possível obter alguns benefícios, como:

Relevância e posicionamento:  uma empresa ativa nos meios digitais consegue manter um relacionamento com o seu cliente, apresentando sua missão e valores. É uma maneira de fortalecer sua presença on-line. 

Autoridade e visibilidade: também é possível construir autoridade, ou seja, colocar-se como especialista na sua temática ou segmento. Com conteúdo de qualidade e relevante para o seu público, você consegue aumentar seu alcance e construir uma relação de confiança com seu cliente. 

Aumento das vendas: com alcance maior, você consegue aumento nas vendas. Uma presença on-line forte faz com que seu negócio seja conhecido e gera engajamento. O potencial cliente é atraído, e você tem a oportunidade de convertê-lo em cliente. 

Para definir os canais digitais mais adequados ao seu negócio, é preciso levar em consideração alguns aspectos:

  • Conhecer e entender como funciona cada canal digital

Você precisa compreender qual o foco de cada canal digital e ver se tem relação com o seu negócio e produto. A sua intenção é manter um relacionamento e uma interação mais próxima com o seu cliente? Talvez, as mídias sociais sejam mais adequadas. Mas, se a sua ideia é enviar com menos frequência informações e promoções, além de conteúdo, pode ser que o e-mail marketing seja mais adequado. 

  • Definir sua persona

A persona é o personagem fictício do seu cliente ideal. Ela sempre deve ser criada a partir de pesquisas sobre o seu cliente. Você vai definir para quem você vai direcionar as suas ações e conteúdo. É importante que você saiba quais são os interesses e as dores da sua persona, para assim ser mais assertivo nas suas estratégias. 

  • Analisar qual o canal digital que sua concorrência utiliza

Para atrair a atenção do consumidor, você precisa entender o que seu concorrente está fazendo e quais canais ele está utilizando. Não significa que você deva fazer igual, mas deve verificar os gaps e o que você pode oferecer de melhor para o seu público. Veja que tipo de comunicação seus concorrentes estão fazendo e em que estágios da jornada de vendas eles realizam abordagens aos clientes. 

  • Determinar um cronograma de conteúdo para cada canal digital

Para que os itens anteriores sejam válidos, você precisa caprichar no conteúdo. Produzir conteúdo de qualidade e relevante para sua persona é essencial para o sucesso do seu negócio. Um cronograma de publicações pode ajudar nesse momento. Com ele, você consegue organizar-se e visualizar o que está sendo enviado ou publicado nos seus canais digitais. É uma maneira de otimizar seu tempo e seus recursos. Além disso, você pode verificar nos relatórios os temas que tiveram mais engajamento ou conversões. Com esse material em mãos, você pode aperfeiçoar ou mesmo mudar suas estratégias. 

Mas, o primeiro passo, antes de tudo o que sugerimos, deve ser o desenho de um plano de negócios. Assim, você poderá observar pontos relevantes para a escolha dos canais digitais mais seguros para o seu negócio. Você pode iniciar somente com um canal digital. E quando ele estiver mais consolidado, escalar para outros.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Canais digitais para a promoção de pequenos negócios

Presença digital: 8 erros que podem afastar os seus clientes


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