this is an h1

this is an h2

Sat Jun 03 13:28:47 BRT 2023
Finanças | CONTABILIDADE
Como escolher um contador para uma pequena empresa

Uma das áreas mais importantes para a saúde de um negócio é também uma das menos conhecidas pelos empreendedores – a contabilidade.

· Atualizado em 03/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

É inegável a importância do contador para as empresas, mesmo nos negócios de menor porte.

Nesses casos, porém, por ter processos reduzidos e um menor grau de complexidade, uma dúvida costuma surgir: qual é o trabalho de um contador e quais as contribuições que ele pode fazer para o meu negócio? 

O contador é importante em vários momentos da empresa, tais como:

  • Na abertura do negócio

O contador participa dos trabalhos desde a fase de criação do plano de negócios, contribuindo para o amadurecimento do conceito, indicando as atividades ideais para incluir no CNPJ e, principalmente, elaborando um planejamento tributário que seja mais econômico — tudo dentro da lei, é claro. 

A abertura do CNPJ é um processo fundamental e delicado para as empresas, uma vez que é a fase em que diversas questões ligadas ao negócio são definidas:

  • As atividades exercidas;
  • Natureza jurídica;
  • Existência (ou não) de sócios;
  • Custos com impostos, entre outros.

Tudo isso irá formar a base jurídica e contábil do negócio, por isso deve ser feito com cuidado para que a empresa não venha a ter problemas futuros: na emissão de documentos, na geração de relatórios, na prestação de contas ao Fisco, etc.

  • Na rotina da empresa

A contabilidade oferece as informações necessárias para que o empreendedor tenha controle da sua empresa. No que diz respeito às rotinas diárias, é o contador quem orienta o empreendedor a tomar as melhores decisões. A relação entre contador e empreendedor deve sempre ser de parceria. 

Algumas atividades do contador:

    • Controle de estoque: orientar se há excesso ou sobra para facilitar na captação e retenção do capital de giro. Analisar e comparar preços e taxas dos fornecedores para melhorar a aquisição de mercadorias;
    • Precificação: apontar um preço justo para venda dos produtos e serviços, calculando todas as despesas fixas e variáveis, aplicar taxas de juros e planejar a melhor margem de lucro;
    • Fluxo de caixa: analisar a entrada e saída do capital da empresa e prever quais são os lucros e as despesas futuras em determinado período;
    • Obtenção de crédito: preparar todos os documentos necessários da empresa para obtenção de crédito e avaliar as vantagens e desvantagens de determinadas linhas disponíveis no mercado.
  • Ao fechar o negócio

Claro que não é isso que nenhum empreendedor deseja, mas por vezes, será necessário encerrar as atividades da empresa. O contador será peça importante no processo. Ele fará acertos de contas, divisão entre sócios, levantamento de recebíveis, inventário e outras questões financeiras e jurídicas.

Como escolher o contator

A seguir, alguns critérios que podem ser levados em consideração no momento da escolha do parceiro de contabilidade:

  • Por especialidade

Da mesma forma que em outras profissões, existem contadores que se especializam em determinadas áreas ou atividades.

Enquanto há os que só trabalham com consultoria, existem os que se especializam no segmento varejista, e outros que são melhores com logística, e por aí vai. Por isso, antes de optar por um profissional, considere sua experiência.

  • Por indicação

Mesmo que já esteja ciente de todos os requisitos necessários para nortear as suas buscas, poderá sempre optar pela experiência de alguém que conhece e confia. Se estiver inseguro, busque a indicação de um profissional junto a uma pessoa próxima, pois será uma forma de minimizar as chances de erro.

Contudo, não deixe de avaliar a indicação à luz dos critérios tratados acima.

  • Por frequência na comunicação

Embora não seja um aspecto mandatório, a capacidade de se comunicar e fornecer feedbacks constantes é bastante desejável. Contadores que mantêm canais de comunicação sempre abertos e ativos mostram-se muito mais eficazes em relação às suas atribuições estratégicas.

Saiba mais:

Alguns materiais do Sebrae que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/sebrae-em-dados-escritorio-de-contabilidade 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?