this is an h1

this is an h2

Wed Oct 19 10:10:48 BRT 2022
Finanças | PREÇO
Saiba como estabelecer a melhor política de preços para o seu negócio

Calcular corretamente os preços pode ser um desafio, mas também é essencial para a saúde financeira dos pequenos negócios.

· 02/01/2014 · Atualizado em 19/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

De maneira resumida, podemos dizer que o preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Além de cobrir os custos do seu negócio, ele ainda precisa proporcionar lucro.

Na teoria, essa equação pode até parecer fácil, mas pequenos empreendedores sabem que, na prática, a conta é bem mais complicada. Isso porque existem casos em que o custo de produção é muito alto e impede uma boa margem de lucro.

Assim, o administrador do negócio precisa considerar o valor que o consumidor está disposto a pagar e os preços praticados no mercado.

Confira alguns fatores que podem influenciar a sua política de preços:

1. Posicionamento de marca

O preço pode determinar a forma como o seu negócio se posiciona no mercado. Algumas empresas querem passar uma imagem de que oferecem preços imbatíveis, diminuindo o valor cobrado e apostando na quantidade de clientes. Outras buscam valorizar os produtos e praticam preços mais altos, considerando que o status é uma ferramenta importante na aquisição de bens e serviços.

A definição do preço vai interferir, em grande medida, no tipo de cliente que será atraído para a empresa, então pense bem em como quer ser percebido pelo mercado e pelos consumidores.

2. Objetivos do negócio

Os preços também podem ser fixados a partir dos objetivos da empresa, que podem incluir alcançar um determinado mercado de consumidores, enfrentar ou prevenir competição ou maximizar os lucros.

3. Preços para novos produtos

Uma empresa também pode fixar preços baixos quando está começando a oferecer determinado produto para que ele se destaque entre os concorrentes. Essa estratégia busca obter uma fatia representativa do mercado de maneira rápida e gerar maior demanda.

No entanto, para os consumidores, é difícil julgar a qualidade de alguns produtos e serviços antes de testá-los. Por isso, o preço baixo pode provocar também o efeito contrário: muitos consumidores em potencial podem acreditar que o produto não é tão bom, devido ao valor pelo qual está sendo oferecido.

No caso de produtos e serviços inovadores, a recomendação geral é definir preços em um nível mais alto e baixá-los gradativamente. Nesse caso, é necessário que o consumidor esteja disposto a pagar um preço alto e que a concorrência não possa entrar rapidamente com produtos similares.

4. Preços flexíveis

Uma política de preços flexível permite à empresa definir preços diferentes de acordo com o perfil de cada comprador. Os preços não são estáticos e podem ser alterados pela prática de descontos e promoções:

A sazonalidade e os diferentes tipos de canais precisam de análise em tempo real para viabilizar a sustentabilidade da estratégia.

Por fim, ao elaborar a sua política de preços, faça testes com seus clientes, analise as variações e controle o volume de vendas. Com essas informações em mãos, você poderá avaliar qual o preço mais adequado e que tipo de condições você pode oferecer ao seu público.

Para saber mais sobre política de preços, conheça o curso on-line Gestão Financeira, do Sebrae. E, se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos canais de atendimento.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora