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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como estruturar um FAQ eficiente para o seu site

FAQ pode ser utilizado de maneira estratégica no marketing digital para aumentar a produtividade, otimizar o SEO e aumentar a conversão de clientes.

· 24/11/2022 · Atualizado em 26/02/2023
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O Frequently Asked Questions (FAQ) é a página do seu site que traz as dúvidas e perguntas mais frequentes do seu cliente. Pode não parecer, mas o FAQ é estratégico no marketing digital. 

Ter esse espaço exclusivo de respostas é uma maneira de agilizar a tomada de decisão do cliente, que não precisa entrar em contato com outros canais para tirar suas dúvidas.

Assim, o FAQ funciona como uma espécie de autoatendimento, onde o seu potencial cliente encontra, rapidamente, as informações que procura. No FAQ, é possível esclarecer os processos do seu negócio e as condições de venda e pagamento.

Uma página de FAQ traz inúmeros benefícios para a experiência do cliente. Além disso, o e-commerce passa a ter vantagens nos pontos abaixo: 

  • Produtividade: ocorre um aumento na produtividade, na medida em que o FAQ economiza recursos e tempo da equipe de atendimento. O cliente consegue resolver suas dúvidas sozinho, consultando a página. 
  • SEO: Uma página com respostas relevantes marca pontos com o Google e consegue ajudar a melhorar a posição do seu site no buscador.  
  • Conversão: Como o FAQ facilita a jornada de compra, ele também converte mais clientes. É uma forma de transmitir confiança e profissionalismo.

Por ser estratégico, o FAQ merece uma atenção maior. Separamos alguns pontos relevantes que você deve considerar na hora de criar o seu FAQ:

  • Observe as características do seu produto ou serviço para antecipar questionamentos básicos. Você não precisa esperar e receber uma grande quantidade de dúvidas para depois criar seu FAQ. Conheça seu produto ou serviço e pense no que poderia gerar perguntas. 
  • Levante as dúvidas mais recorrentes: esse é o primeiro passo da criação do FAQ. Conheça seu cliente e sua persona. Verifique quais são as principais questões que chegam nos seus canais de atendimento e faça pesquisas de satisfação para obter subsídios.
  • Separe seu FAQ em temas principais como produto, compra, pagamento, devoluções, entre outros. É uma forma de facilitar a navegação do consumidor. Uma boa dica é disponibilizar uma barra de busca para o consumidor procurar respostas para dúvidas específicas.
  • Uso de respostas objetivas: seja claro e direto nas respostas. Assim, você otimiza o SEO do seu site. Evite termos técnicos e tenha cuidado com a linguagem. Se o seu negócio costuma utilizar uma linguagem informal, continue com ela no FAQ.
  • Utilize recursos visuais, principalmente, se a resposta envolver passos a serem seguidos. Você pode usar imagens, prints, vídeos e gifs. Outra dica é colocar links que direcionam o cliente para páginas internas e com informações adicionais, que guiem a conversão.

Lembre-se de não subestimar o FAQ. Ele deve ser pensado e estruturado de maneira estratégica, tanto para melhorar a experiência do cliente quanto para otimizar o SEO e aumentar a produtividade do seu e-commerce.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Tendências no Marketing Digital para os próximos anos

Saiba como alimentar a reputação da sua empresa nas redes sociais 


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