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Mon May 08 22:56:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como fazer o planejamento das suas estratégias de marketing digital

O planejamento de marketing digital deve trazer objetivos e métricas de acompanhamento, mas com flexibilidade para possíveis ajustes.

· Atualizado em 08/05/2023
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O ponto de partida de qualquer estratégia bem-sucedida é sempre o planejamento. Com o propósito de executar ações de promoção que tragam resultados reais e mensuráveis, o planejamento de marketing digital é um aliado importante das empresas.

Ele é um documento interno que contém detalhes de campanhas de marketing e os objetivos do negócio no curto e longo prazo. 

Considerando que o consumidor está ficando cada vez mais on-line, com a intenção de fazer sua estratégia de marketing funcionar, você deve ter certa clareza dos próximos passos. E isso pode ser obtido por meio de um planejamento adequado. 

Para ficar mais claro, alguns dos principais motivos que você deve considerar ao realizar um planejamento das estratégias de marketing digital são:

  • Aprofundar o conhecimento sobre o mercado, concorrentes e público-alvo;
  • Contar com maior organização e facilidade para priorizar ações que realmente importem;
  • Possuir maior clareza na distribuição dos recursos e esforços de marketing da empresa, facilitando também a mensuração dos resultados após as ações;
  • Melhorar a comunicação interna, já que todos os membros da equipe podem usar o plano de marketing como um guia de coordenação das ações.

Mas, na prática, como planejar as estratégias de marketing digital?

Análise

A primeira etapa é analisar a situação em que sua empresa se encontra. Um plano de marketing eficaz sempre começa com uma fase de pesquisa. Durante esta fase, você deve responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os produtos e serviços que oferecemos? Qual é a proposta de venda única da empresa?
  • O que fizemos até agora em nosso marketing digital e que resultados obtivemos? O que as pessoas estão dizendo on-line sobre a empresa e como é a nossa presença digital?
  • Como está o nosso site, blog ou páginas on-line? Existem aspectos que precisamos melhorar?
  • O que a concorrência está fazendo? Como nossa marca se compara a ela e o que podemos aprender com a concorrência?
  • O que fizemos no último ano e não deu certo? Podemos reverter essa situação ou devemos descartar essas estratégias?

Objetivos 

Os objetivos do planejamento nos permitem medir o sucesso ou o fracasso das estratégias de marketing digital. Tais propósitos precisam ser detalhados, concretos, realistas e mensuráveis.

Veja alguns exemplos de objetivos comuns de um planejamento de marketing digital:

  • Aumentar o conhecimento da marca entre o público-alvo;
  • Lançar um produto ou serviço inovador;
  • Melhorar o retorno do investimento (ROI);
  • Aumentar os lucros da empresa;
  • Atrair novos clientes;
  • Fidelizar clientes existentes;
  • Aumentar o número de vendas.

Perfil do público 

A próxima etapa é decidir quem são as pessoas específicas que você está tentando alcançar com suas estratégias. A representação do seu cliente é conhecida como persona, ou seja, um personagem criado para simbolizar o tipo de consumidor que você deve atingir. 

A persona deve responder a estas questões: quem é o cliente ideal para quem você deseja vender? Qual é sua idade, localização, ocupação? Em que eles estão interessados? Onde eles fazem compras, obtêm informações e se comunicam on-line? Quais são as necessidades, os desejos, a ambição e a motivação deles, e com o que estão lutando?

Plano de conteúdo e mídia 

Especifique que tipo de conteúdo você criará e como ele será distribuído ao seu público-alvo. Você pode definir formatos diferentes e criar um calendário de editorial.

Quando se trata de criar conteúdo, a recomendação é que você o alinhe com a persona e com as diferentes fases da jornada do cliente. Isso significa oferecer o conteúdo certo e na hora certa.

Indicadores e estratégia de mensuração de resultados

KPI é um indicador que revela o desempenho da empresa. Visando medir a performance do negócio, é imprescindível adotar um conjunto de indicadores e aferi-los de maneira sistemática.

Para definir os seus indicadores, verifique quais fatores são mais relevantes para o seu negócio e que podem ser averiguados periodicamente.

Para cada métrica defina, uma meta mensal (ou uma periodicidade que faça sentido para o planejamento) e estabeleça como você pode acompanhar os resultados e agir sobre eles, se necessário.

O planejamento digital deve seguir os objetivos e ser analisado a partir das métricas. No entanto, ele não deve ser rígido demais. Tenha flexibilidade para fazer os ajustes necessários ao longo das suas ações. E, de vez em quando, analise e revise o seu plano. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como fazer um planejamento de estratégias de marketing digital 

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