this is an h1

this is an h2

Thu Nov 24 00:38:20 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como fazer seu negócio aparecer no Google

Veja o passo a passo para se cadastrar no Google Meu Negócio ou Perfil de Empresa.

· 09/11/2022 · Atualizado em 24/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabia que, por dia, são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas no Google? Muitas delas são feitas por clientes que desejam encontrar empresas. E, você sabe como fazer o seu negócio aparecer no Google?

Você já deve ter percebido que marketing digital e posicionamento de negócios são coisas sérias. As empresas precisam estar no mundo digital de modo que sejam encontradas com mais facilidade pelos seus clientes e melhorem a exposição de serviços e produtos. 

Para isso, existe o Google Meu Negócio, uma ferramenta que coloca o seu estabelecimento na internet, gerencia suas informações e estabelece uma melhor relação com os seus clientes. O melhor disso tudo é que o Google Meu Negócio ou Perfil de Empresa é gratuito, fácil de cadastrar e de gerenciar as informações.

Ter apenas um ponto de venda presencial não é mais o suficiente para ampliar as suas vendas. Os usuários têm buscado cada vez mais informações prévias sobre o negócio, antes mesmo de sair de casa, seja para buscar o endereço, horário de funcionamento, contatos e opiniões de clientes que já consumiram aquele serviço ou produto.

Quando não encontram essas informaçõe, a sensação para eles é de que empresa não existe ou que ela não é confiável. É exatamente aí que entra o Google Meu Negócio. 

A ferramenta facilita que a sua empresa seja encontrada na busca do Google e no Google Maps. Podemos dizer que o principal objetivo dessa ferramenta é melhorar a interação entre os consumidores e as empresas, sobretudo os negócios locais.

Para isso, ela permite a publicação de fotos e avaliação do seu negócio, dos produtos ou serviços, além da troca de mensagens. O cadastro é simples e leva apenas cinco minutos. 

Confira os principais passos:

  • Registre o nome e a categoria da sua empresa

Você entra no Google e clica em gerenciar agora e será redirecionado para uma página simples, onde você vai incluir o nome da empresa. Utilize um nome conhecido pelo consumidor. 

Depois disso, você clica em criar uma empresa com esse nome. Você vai ser redirecionado para uma página de termos de serviços e privacidade. Leia com atenção e, se você concordar, aceite na sequência. 

Você deve registrar a categoria da sua empresa como padaria ou confeitaria, por exemplo. Avalie a categoria que estiver mais de acordo com o seu empreendimento e pronto. 

  • Insira o local do estabelecimento 

Agora, é hora de inserir o local do estabelecimento. Tudo tem que ser detalhado, incluindo a cidade, bairro, nome da rua, número da casa, loja ou prédio e um CEP válido. Essas informações são críticas porque é a partir delas que o seu cliente vai encontrar o seu negócio. 

Além disso, você tem duas opções: uma de visitas e outra de entrega. A ideia é definir se o seu endereço é para visitas como uma loja física ou um escritório ou não. É importante você informar se o seu negócio faz entregas, os serviços de delivery, e qual o raio de atuação, o bairro, por exemplo.

  • Cadastre o telefone comercial e o site

São informações opcionais, mas muito importantes. É preciso incluir algumas informações de contato que serão exibidas para o cliente.  

  • Conclua e confirme 

Depois de preenchidos esses dados, você irá para uma página de conclusão, e lá você terá opção de receber avisos do Google Meu Negócio, como atualizações da plataforma e recomendações.  É interessante, mas não é obrigatório você aceitar essa opção.

Pronto! Cadastro completo e, agora, é a hora da verificação. Em resumo, essa é a forma do Google avaliar se você é o proprietário legítimo do perfil criado. O objetivo é manter o alto padrão de segurança e evitar que outras pessoas alterem o seu perfil. Essa verificação pode ser feita de muitas formas, por telefone ou SMS, por exemplo. Também é comum que o Google envie um cartão postal com uma senha para o endereço cadastrado, que vai ser utilizado para ativar a sua conta após a validação.

  • Acesse o gerenciador de perfil

Você já pode acessar o gerenciador de perfil, que é uma espécie de painel de controle. Nele, é possível aprofundar as informações sobre o seu negócio, criar ofertas e analisar dados ligados ao perfil. Esse é o seu ambiente de trabalho.

O gerenciador conta com muitos recursos. Ele permite, por exemplo, o cadastro de produtos e a troca de mensagens com clientes, além da criação de anúncios pagos e até da análise de insights, que são as métricas ligadas ao seu perfil, à rotina de trabalho e à base dos consumidores.

Você pode pagar por anúncios e destaques utilizando a ferramenta Google ADS. O cadastro é realizado na própria plataforma do Google ou no aplicativo no celular, que está disponível na Google Play.

Agora que você aprendeu o passo a passo, é hora de colocar em prática, fortalecer sua presença on-line e alcançar mais clientes. 

Texto feito a partir do vídeo do Sebrae Pernambuco: Google meu negócio - Confira o guia completo!

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como as pequenas empresas podem utilizar o Google Meu Negócio

Perfil da empresa no Google é essencial para reforçar presença digital


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?