this is an h1

this is an h2

Sat Dec 14 00:03:01 BRT 2024
Mercado e Vendas | MARKETING
Como fazer um plano de marketing

Estabelecer um plano de marketing pode trazer impacto direto no crescimento da empresa.

· Atualizado em 14/12/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing demanda estudo e planejamento. Antes de começar a criar perfis em redes sociais ou investir em anúncios, faça o seu plano de marketing. É a maneira ideal de direcionar suas ações com assertividade e alcançar bons resultados. 

Mas, o que é um plano de marketing? É um documento com todas as estratégias de marketing, objetivos e indicadores de análise para um período determinado. O plano de marketing pode ser para o setor ou para campanhas específicas, como o Natal. 

É ele que orienta as ações para o cumprimento dos objetivos de forma eficiente. Além disso, o plano de marketing está relacionado à gestão do negócio e ao planejamento estratégico da empresa. 

O plano de marketing pode trazer um impacto direto no crescimento da sua empresa. Algumas vantagens de um plano de marketing são: 

  • Conectar com os clientes certos, já que permite a análise de dados e pesquisas;
  • Ter mais previsibilidade e trazer mais segurança na tomada de decisão;
  • Economia de tempo e dinheiro, com a otimização dos investimentos;
  • Alinhamento do trabalho em equipe, melhorando a integração e comunicação interna;
  • Mais facilidade de gerenciar as ações, identificando oportunidades e riscos.

Podemos dizer que o plano de marketing possui três momentos: 

Planejamento: quando é feita a análise de macro e microambientes, a definição das personas, a criação da marca e o mix de marketing.

Implementação: é a execução do planejamento, a partir dos objetivos, metas e cronograma de ações.

Avaliação: é o momento da verificação dos indicadores KPIs do negócio. Na avaliação, os feedbacks dos clientes são analisados com o objetivo de ajustar o plano de marketing.

Abaixo, trouxemos cada uma das etapas de definição de um plano de marketing. Confira para adequar ao seu negócio e melhorar seus resultados!

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Como elaborar um plano de marketing

E aproveite o curso do Sebrae:

Ganhe mercado com o plano de marketing    


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?