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Como funcionam os algoritmos das redes sociais

Conheça os principais critérios dos algoritmos de três redes sociais e otimize a entrega das suas publicações.

· 22/02/2023 · Atualizado em 10/03/2023
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Você sabe o que são os algoritmos das redes sociais? Como eles atuam? Entendendo o funcionamento desses “robozinhos”, você consegue saber como melhorar o seu desempenho em cada canal para alavancar os resultados do seu negócio.

Como a disputa por atenção nas redes sociais é grande, você precisa aprender como se destacar da concorrência. Quanto maior a qualidade e relevância do seu conteúdo, maiores são as chances de suas publicações alcançarem a audiência mais ampla.

Os algoritmos das redes sociais identificam quais publicações devem ser entregues para mais ou menos pessoas. Eles decidem como ranquear os resultados de um feed, a partir do grau de relevância daquele conteúdo para cada usuário.

O objetivo é melhorar a experiência do usuário, fazendo com que apareçam na linha do tempo somente os posts mais úteis e atrativos. Por isso, os algoritmos são tão importantes: eles impulsionam ou atrapalham o alcance do seu conteúdo.

Como os algoritmos funcionam?

Os algoritmos levam em conta, principalmente, o comportamento e a interação do usuário com o seu conteúdo. Se o usuário interage, comentando, curtindo ou compartilhando suas publicações, maiores as chances do seu conteúdo continuar aparecendo na linha do tempo dele.

O engajamento é um dos principais critérios de análise dos algoritmos das redes sociais. Contudo, não basta produzir posts alinhados à expectativa da persona do negócio. Você precisa entender as especificidades dos algoritmos de cada rede social. 

Instagram

A experiência do usuário deve ser o foco das publicações no Instagram. O algoritmo prioriza as publicações mais interessantes para o usuário, ou seja, as que ele demonstrou interesse em visualizar. 

Os algoritmos do Instagram levam em conta o nível de interação com a conta autora do post, ou seja, mensagens diretas e compartilhamentos de posts, além do número de comentários e curtidas e os horários de publicação.

O horário de publicação do conteúdo é um dos critérios levados em conta pelos robozinhos do Instagram. Os posts mais recentes têm mais chances de aparecer na linha do tempo do usuário. Então, é mais interessante fazer publicações em períodos onde há pico de uso.

Facebook 

A rede social permite que o usuário defina quais publicações deseja priorizar na linha do tempo, como os post de amigos e de páginas comerciais relevantes. Ainda assim, o algoritmo possui critérios próprios de ranqueamento de conteúdo, como o engajamento e o tipo de post. 

Assim como funciona no Instagram, os algoritmos do Facebook consideram o grau de engajamento para entregar os conteúdos. Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos o post tiver, mais chances de aparecer no feed do usuário.

Sobre o formato da publicação, inicialmente, as imagens tinham mais possibilidade de chegar ao usuário. Hoje, os vídeos ao vivo são priorizados.

Twitter

Assim como se dá com o Facebook, as pessoas têm certo poder de escolha sobre as publicações que desejam visualizar. Podem definir se preferem ver os posts em ordem cronológica, enquanto estiverem ausentes, ou os tweets mais relevantes, por exemplo.

O principal critério de ranqueamento é realizado por meio da análise dos assuntos e dos formatos que a pessoa costuma interagir. O Twitter exibe na linha do tempo do usuário as publicações relacionadas ao seu universo de interesse.

Os assuntos mais comentados, intitulados Trending Topics, também ganham prioridade na exibição. Mesmo que seja um tópico mais antigo, a rede social inclui os posts em uma seção chamada "Caso você tenha perdido".

Compreendendo os principais critérios dos algoritmos das redes sociais, você consegue saber como eles funcionam em cada canal e, assim, otimizar sua presença digital.

Mas, lembre-se que a produção de conteúdo de qualidade é um dos principais fatores para a entrega das publicações à audiência. Por isso, acompanhe as mudanças nos algoritmos, mas não perca o foco na criação de posts relevantes para o seu público-alvo.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas Algoritmos das redes sociais: tudo o que você precisa saber 

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