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Tue Jul 26 17:45:28 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Como gerenciar o seu negócio de influenciador digital

Empreendedorismo é uma característica essencial para que influenciadores digitais se destaquem ainda mais no Marketing de Influência.

· Atualizado em 26/07/2022
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Pequenos empresários, muitas vezes, se tornam influenciadores digitais do seu negócio. Uma pesquisa do Sebrae mostrou que 67% das pequenas empresas vendem nas redes sociais, aplicativos e sites. Para muitos foi natural começar a divulgar sua marca e a produzir conteúdo digital. 

O Marketing de Influência traça estratégias para associar uma marca a uma autoridade da internet, o influenciador digital. Esse tipo de ação vem ganhando espaço porque o consumidor acaba confiando mais na indicação de um influenciador do que em uma propaganda direta, por exemplo. 

Os pequenos negócios estão atentos e muitos empresários começaram a empreender também nessa carreira, tornando-se um influenciador digital. E esse é um mercado promissor. Um cálculo médio para microinfluenciadores, que têm de mil a 100 mil seguidores, é de R$ 15 para cada mil seguidores. Mas, dependendo do segmento e do engajamento, essa média pode aumentar.

Uma pesquisa divulgada na revista Época Negócios mostrou que um profissional no YouTube com 7 milhões de seguidores poderia receber até 300 mil dólares, e no Instagram, cerca de 150 mil dólares. Outra apuração do portal UOL mostrou que grandes influenciadores podem ganhar cerca de R$ 300 mil a R$ 500 mil mensais. 

Atuação do influenciador

Mas como ganhar dinheiro sendo um influenciador? Existem algumas opções de atuação:

  • Posts patrocinados: são uma das principais fontes de renda dos influenciadores. As marcas pagam para que eles divulguem os seus produtos ou serviços, indicando-os para a sua audiência. 
  • Marketing de afiliados: anunciar e vender produtos ou serviços de outras pessoas, empresas ou marcas. Em troca, o influenciador recebe comissões. 
  • Cursos online, palestras e mentorias: são formas de conquistar ou reforçar a autoridade do influenciador na sua área de atuação.
  • Participação em eventos: muitos influenciadores viram celebridades e são convidados para participar de eventos em troca de cachês ou benefícios.

Ouça o podcast do Sebrae: Como gerenciar o negócio de influenciar pessoas 

Empreendedorismo

O mercado de Marketing de Influência cresce vertiginosamente a cada ano no Brasil. O que muitos chamavam de passatempo ou hobby, hoje se consolida como uma das profissões mais promissoras do mercado. Mas, para que o influenciador digital tenha sucesso, não basta o número de seguidores. O engajamento ou a interação com o público também conta muito no valor recebido por campanha. 

Um influenciador digital precisa ter uma visão empreendedora para enxergar o seu trabalho como uma empresa. A profissionalização do segmento pode melhorar as entregas para as marcas, aumentar os cachês do influenciador e sua base de seguidores, além de valorizar ainda mais o setor.

Pensando e se vendo como uma empresa, o influenciador digital deve ter em mente algumas frentes no seu negócio: administrativa, financeira, comercial e Recursos Humanos. Confira as principais dicas para o seu negócio como influenciador digital se profissionalizar e alcançar mais resultados:

  • Área administrativa: tem como principais atividades os controles financeiros, como pagamentos e recebimentos, bancos e metas de faturamento. O influenciador precisa se organizar com o recebimento do seu cachê, comissões e cotas em redes sociais. Assim, se ele tiver uma equipe, precisará fazer pagamentos, além do investimento em equipamento e infraestrutura para produção do conteúdo.
  • Recursos Humanos: o influenciador precisa pensar se é interessante atuar sozinho ou se é melhor contratar uma equipe para editar vídeos, por exemplo. Manter a frequência nas redes sociais demanda tempo e uma equipe pode ser importante para manter a constância da produção.
  • Área comercial: geralmente, essa área fica responsável pelo atendimento ao cliente. Nesse ponto é importante pensar que o engajamento é manter um bom relacionamento com a sua audiência. Responder às demandas e interagir com o seu público é essencial.

Operacional: cuida da execução do serviço, ou seja, da produção de conteúdo, do controle de qualidade e gerenciamento da equipe de produção.

 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Marketing de Influência: Divulgue sua empresa com a pessoa ideal

Como organizar sua empresa

Checklist para você aplicar o controle financeiro na sua empresa 

E aproveite os cursos do SEBRAE:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença


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