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Sat Feb 04 20:20:43 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como gerenciar um negócio virtual de sucesso

Se quer ampliar o seu negócio, empreender no ambiente digital pode ser a solução que está buscando

· 07/12/2022 · Atualizado em 04/02/2023
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Os negócios virtuais tiveram um crescimento elevado após a pandemia. No entanto, eles já existiam. Existem diferentes tipos de negócios, dos mais variados ramos e que são considerados maneiras fáceis de intermediar a relação de venda entre comprador e vendedor - o e-commerce é um dos modelos mais comuns, mas há muitas opções dentro desse nicho: você pode montar uma loja virtual, vender em marketplaces, vender cursos online, criar um dropshipping, dentre outras.

O crescimento desse tipo de empreendimento na internet ocorre por vários motivos, como o custo reduzido no investimento inicial em comparação com o varejo físico, e a possibilidade de alcançar um público muito maior.

E isso é muito bom para o empreendedor que está iniciando na área, pois, além de exigir menos recursos, pode oferecer menos riscos iniciais e permite uma liberdade de atuação maior.

Mas, para se diferenciar, o empreendedor deverá levar em consideração alguns aspectos:

  1. Identificar uma necessidade

Para aumentar as chances de sucesso, é importante encontrar um nicho de mercado que seja necessário preencher, seja pela venda de produtos, seja pela prestação de serviços. Para tal, poderá ser realizada uma pesquisa na internet e visitas a fóruns online a fim de conhecer melhor o que está em falta e quais os problemas que as pessoas mais procuram ver resolvidos.

  1. Realizar pesquisas de mercado

Um negócio digital é como qualquer outro e requer pesquisa. Importante saber se o produto ou serviço do futuro negócio online tem procura. Pesquisar nos motores de busca as principais tendências do mercado será um bom começo. Podem existir outras empresas trabalham como o mesmo nicho e com o mesmo público, mas é sempre possível encontrar um fator diferenciador.

  1. Avaliar a concorrência

Investigar sobre a concorrência é crucial: o que fazem, como fazem, quais os pormenores únicos e distintivos de cada negócio, o que pode ser melhorado… São todos estes detalhes que permitirão definir melhor a nova marca, bem como o seu respetivo posicionamento no mercado.

  1. Conhecer a legislação online

Informar-se sobre as regras que legislam os negócios online, principalmente no que diz respeito à questão de transporte, trocas, devoluções, proteção de dados, dentre outras, é fundamental para não incorrer em problemas futuros com os clientes e com os órgãos competentes.

  1. Pesquisar e definir o público-alvo

A criação de um negócio online poderá alcançar milhares de pessoas em simultâneo, porém, nem todas são as mais indicadas para receber informação sobre o que será vendido. Assim, deve ser definido o perfil (personas) do público que se deseja atender: idade, sexo, interesses, formação profissional, área de atividade, hobbies… todos esses detalhes serão importantes para ajudar a personalizar o produto e a experiência do site, ajudando assim a para atrair o cliente certo.

  1. Criar a marca e o site

Neste ponto será a hora de definir nome, o logotipo e a forma como serão realizadas as vendas, ou seja, o website. Mesmo com poucos recursos no início, tenha cuidado com a logomarca, pois ela será a representação visual de todo o trabalho e dos produtos/serviços comercializados. 

Para criação do site, devem ser considerados alguns itens:

  • Escolher uma ou duas fontes simples num fundo branco ou de cor neutra;
  • Melhorar a experiência do usuário através de uma navegação simples, rápida e intuitiva;
  • Usar gráficos, áudios ou vídeos para transmitir a mensagem que pretende. Texto em excesso é algo que não funciona;
  • Incluir uma oferta para quem se registar no website, de modo a conseguir acumular e-mails e informações para criação de base de dados.
  1. Comprar publicidade online

Comprar publicidade online é a maneira mais fácil de obter tráfego para um site novo e tem uma grande vantagem: o anúncio irá aparecer apenas para o público de interesse nas plataformas mais adequadas para a empresa.

  1. Criar conteúdos

Depois de lançado, o negócio deve ser gerido de perto e o contato com o cliente, por meio de conteúdos interessantes, deve ser intensificado.

Criar perfis nas redes sociais de interesse pode ajudar na visibilidade do negócio e a gerar vendas.

Ah, e lembre-se: mesmo online, o negócio deverá prezar por um atendimento de qualidade. Portanto, tenha canais de comunicação direta com os clientes e nunca os deixe de responder, afinal, a fidelização também é importante nos negócios online.

Saiba mais

Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte:  https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/6-dicas-para-gerenciar-um-novo-negocio-virtual-com-sucesso

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