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Como implantar a jornada do colaborador?

Neste artigo da série "Por onde começa o relacionamento com o seu cliente", veja como estruturar as etapas da jornada do colaborador.

· 27/11/2022 · Atualizado em 29/11/2022
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Para definir e implantar a jornada do colaborador, antes de tudo é preciso conhecer os processos internos da empresa, assim, é essencial ter um levantamento (mapeamento) de todos os setores da organização, bem como das ações que cada um deles realiza. 

Ao dispor desse mapeamento, é possível identificar os pontos de contato dos colaboradores com a empresa, observando demandas e necessidades. É importante ter essas informações de forma bem clara a fim de estruturar todas as etapas da jornada do colaborador: atração de talentos, contratação, onboarding (integração de colaboradores), engajamento, treinamento, performance, crescimento (promoções e avanços na carreira), outplacement (processo de demissão e recolocação).

O primeiro passo é estruturar de forma visual cada uma dessas etapas, o que pode ser feito com a utilização de tabelas ou fluxogramas, definindo também os objetivos e expectativas do colaborador, assim como os desafios, as tarefas a serem realizadas e os pontos de contato com a equipe. Uma dica importante é criar personas que representem o colaborador ideal, uma estratégia que pode auxiliar no recrutamento, seleção e contratação.

Depois de ter as etapas mapeadas, é importante pensar em estratégias e ações para colocá-las em prática: contratações desburocratizadas; momentos de integração que vão da apresentação aos colegas à entrega de um kit boas-vindas; realização de eventos e happy hours; criação de um sistema de bonificação e recompensas; investimento em treinamento e capacitação; reconhecimento de desempenho; alinhamento de expectativas; implantação de uma cultura de feedback, entre outras experiências, possibilitando ao colaborador um diferencial que irá transformá-lo em um defensor da sua marca. Para a empresa, observa-se a vantagem de ter um colaborador motivado e comprometido, além de uma equipe fortalecida e disposta ao sucesso.

Saiba mais

Acompanhe a série de artigos Por onde começa o relacionamento com o seu cliente (cliente interno, experiência do colaborador; jornada do colaborador; como implantar a jornada do colaborador). Aproveite e inscreva-se para os cursos do Sebrae, clicando nos links a seguir.

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