this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 12:21:41 BRT 2023
Organização | PRODUÇÃO LIMPA
Como implementar a produção mais limpa na sua empresa

Modelo P+L (produção mais limpa), visa eliminar ou reduzir a geração de resíduos no processo produtivo, um avanço em relação à gestão sustentável anterior.

· 03/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A gestão sustentável, atualmente, é uma das principais preocupações das empresas. Mas um novo modelo, o da produção mais limpa (P+L), começa a ser implementado para substituir a estratégia anterior, que visava apenas ao tratamento de resíduos e emissões resultantes do processo produtivo.

O P+L busca eliminar ou reduzir a poluição durante o processo de produção e, não no final, sendo, portanto, um método preventivo de combate à poluição.  

O P+L é uma estratégia ambiental integrada e preventiva aos processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia por meio evitando gerar, minimizar ou, em último caso, reciclar todos os resíduos de um processo produtivo.

Assim, há uma economia grande, uma vez que os resíduos são uma perda de dinheiro, pois há matéria-prima desperdiçada e gastos com o seu tratamento e armazenamento, além dos danos à imagem e à reputação da empresa. 

A implementação do P+L deve começar pela identificação de onde e como os resíduos da empresa estão sendo gerados e quais as soluções para evitar que isso ocorra. 

Essa solução pode passar pela mudança nas matérias-primas (substituindo as que geram resíduos por outras), mudanças tecnológicas, alterações no produto, melhorias nas práticas de operação e reutilização ou reciclagem interna, no próprio local da empresa. A partir daí, o processo envolve cinco etapas, a saber: 

1 – Planejamento e organização: nessa fase inicial, é preciso buscar o comprometimento da alta direção da empresa, definir a equipe que será responsável pelo projeto, estabelecer o escopo do projeto de P+L e identificar as soluções a serem buscadas e seus obstáculos. 

2 – Pré-avaliação e diagnóstico: quando se elabora um fluxograma do processo, se avalia as entradas e saídas de materiais e resíduos e se estabelece qual o foco principal do projeto, ou seja, aquela fase da produção que gera mais resíduo. 

3 – Avaliação da produção mais limpa: enquanto implementa o P+L, a empresa deve fazer um balanço de seus materiais e do consumo de energia e identificar em cada fase do processo produtivo quais as opções para obter uma produção mais limpa. 

4 – Estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental: são realizadas avaliações técnicas sobre os impactos das medidas adotadas, a redução de resíduos, benefícios econômicos gerados pelo projeto, efeitos sobre os funcionários da empresa e resultados de outras empresas que adotaram as mesmas medidas. 

5 – Implementação de opções e planos de continuidade: além da implantação do plano de implementação do P+L, nessa etapa, as medidas e alternativas devem ser avaliadas e monitoradas e também mantidas. 

Vale lembrar que nessa última etapa, é recomendável fazer uma boa mensuração dos resultados. Isso pode ser feito elaborando-se planilhas de monitoramento diário das perdas de processo, comparando peso dos materiais com os dos produtos acabados.

Também é interessante definir os indicadores do processo produtivo que serão usados nessa fase. 

Apesar de parecer complexa, a implementação do P+L é um processo que não exige novas tecnologias nem custos elevados, ao contrário do que imagina a maioria dos gestores de indústrias de base tecnológica (IBT). Na verdade, esse resultado pode ser obtido através de mudanças simples nos processos produtivos. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para orientar empreendedores que desejam implementar uma produção mais limpa em suas empresas. Procure a unidade de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

Saiba mais: A indústria 4.0 e o admirável mundo da automação

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora