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Thu Mar 16 23:45:56 BRT 2023
Inovação | DIFERENCIAL
Como implementar o cashback na sua empresa

Entenda a estratégia do cashback e aprenda a utilizar na sua empresa.

· 13/02/2023 · Atualizado em 16/03/2023
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Você já deve ter ouvido falar a frase “Compre e tenha o seu dinheiro de volta”. E, certamente, já desfrutou deste benefício em alguma plataforma de compras pela internet. Esta estratégia tem nome e se chama cashback, que na tradução significa “dinheiro de volta”. Mas, como implantar o cashback no seu negócio? Nesse artigo, inspirado no vídeo da Agência Digital Titan, iremos explicar o que significa e como implementar na sua empresa.

A tradução literal de cashback é dinheiro de volta. Na prática, significa oferecer um percentual do preço de um produto de volta para o cliente, gerando um saldo digital que pode ser depositado em conta bancária ou utilizado em compras futuras.

Se você pensa que só as grandes empresas podem utilizar esta estratégia, está enganado! Se o cliente comprar na sua empresa R$ 1.000,00 e você fornecer um cashback para esse cliente de 10%,o total será de R$ 100,00. Mas, o cashback não significa devolver esse valor em dinheiro para o cliente. Você pode disponibilizar um crédito para que ele se fidelize à sua empresa. Então, esse cliente pode utilizar esses R$ 100,00 em uma compra futura.

O cashback é uma evolução daqueles cupons de descontos já utilizados nos Estados Unidos. Esta estratégia evoluiu para os programas de milhagem e, agora, temos o tão atrativo cashback na economia. Ele é muito utilizado pelas grandes varejistas que aproveitam como estratégia de competitividade. Então, fique de olho no que esses grandes varejistas estão fazendo para que você consiga implantar no seu pequeno negócio.

Você, com certeza, já deve ter se inscrito ou preenchido algum cadastro em uma plataforma de cashback. Até para conseguir o benefício do desconto que foi oferecido na compra de algum produto. Mas, e você, como empresa, você já deu algum passo em relação a isso? Para dar esse passo, é necessário que você tenha uma parceria com uma plataforma de cashback, pois é ela quem vai intermediar todo o processo. A plataforma vai intermediar a compra pelo seu cliente e a sua disponibilização do produto, e gerenciar quanto esse cliente vai ter de desconto. Na verdade, é você que vai definir esse valor, mas é essa empresa quem vai fazer essa gestão.

A lógica mais utilizada no Brasil em relação ao cashback não é a devolução imediata do dinheiro. Por aqui, as empresas que utilizam deste modelo de negócio, normalmente, oferecem para esse cliente um valor bônus, consequentemente, esse cliente tem acesso em uma próxima compra.

Por isso, faz-se necessária a contratação de uma plataforma que consiga gerir esse saldo que esse cliente vai receber depois que ele adquiriu um produto. Então, é justamente nesse momento, que a gente consegue garantir a fidelidade desse cliente, porque isso vai ser gerado a cada novo ciclo de compra. Cada produto que ele comprar lhe dará acesso a um percentual de cashback, então, ele sempre vai manter essa fidelidade na sua empresa, porque ele vai se sentir atraído em comprar mais coisas, justamente porque  tem esse saldo com a empresa.

Se você ficou interessado em adotar o cashback, é fundamental ter bom conhecimento dos custos reais dos seus produtos. Entenda bem tudo o que está envolvido nesta estratégia e como ela funciona, as taxas e mensalidades, pois tudo isso impactará diretamente no seu lucro. Pesquise bem antes de optar por esta modalidade e procure o Sebrae, pois nós podemos ajudar!

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