this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 01:31:38 BRT 2023
Finanças | ATIVIDADE FINANCEIRA
Como manter o controle financeiro em momentos de turbulência?

Momentos de turbulência econômica são cíclicos, por isso é essencial que o empreendedor tenha controle financeiro do seu negócio para honrar seus compromissos.

· 28/02/2023 · Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Todo empreendimento enfrenta momentos de turbulência econômica e dinheiro escasso, e uma boa gestão mantém a saúde financeira da empresa e, por que não dizer, a tranquilidade do dono. Decisões e atitudes eficientes impactam de maneira positiva na liquidez e nos resultados operacionais dos negócios, fazendo com que os recursos que entram no caixa sejam suficientes para pagar os compromissos e contornar a instabilidade.

O uso e acompanhamento diário de ferramentas como controle diário de caixa e de bancos, controle mensal de contas a receber, controle mensal de contas a pagar e apuração de resultados são essenciais para uma boa gestão financeira.

E para que essas informações sejam eficientes, elas devem ser consolidadas em um fluxo de caixa, que, se bem-feito, evitará, entre outros transtornos, alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam a cabeça dos empreendedores.

E como o empreendedor pode colocar todas essas etapas em prática? Usando planilhas.

A seguir, listamos algumas planilhas que podem te ajudar a contornar instabilidades. Clique para realizar o download:

Essas são outras decisões que os empresários podem tomar para manter o controle financeiro da empresa em momentos de economia turbulenta:

  • Redução de estoques de materiais ou de mercadorias (estoques excedentes);
  • Redução, se possível, dos prazos de recebimentos de vendas, mediante o aumento das vendas à vista,
  • Promoção de ações efetivas de cobrança:
  • Melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos com as vendas a prazo;
  • Aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores, se possível acima de 30 dias;
  • Entrada de novos recursos no caixa a partir da integralização de capital dos sócios e da venda à vista de equipamentos ociosos.

A sustentabilidade das organizações está ligada diretamente ao lucro e não ao faturamento. Nos momentos em que o mercado passa por dificuldades financeiras, lembre-se que o lucro real é o valor faturado, menos os custos e as despesas para gerar a receita. Depois de definir esses números, mude velhos hábitos que não deram resultados.

Comece o ano fazendo registros financeiros para acertar as finanças da sua empresa. Administre com mais razão e menos emoção e sua empresa vai agradecer, entregando melhores resultados.

Em caso de dúvidas sobre controle financeiro, procure o Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!

Saiba mais:

Quer entender como funciona uma gestão financeira eficiente? Faça este curso on-line do Sebrae. Já se o seu interesse é como organizar o fluxo de caixa da sua empresa, este e-book pode te ajudar.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?