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Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Como melhorar o atendimento ao cliente no salão de beleza

Para oferecer um atendimento que de fato supra as expectativas do cliente, é fundamental informá-lo sobre todos os processos dos serviços do salão de beleza

· 13/02/2023 · Atualizado em 08/08/2023
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A cada dia, cada vez mais pessoas percebem a importância dos cuidados com a aparência para aumento da autoestima e da autoconfiança, qualidades importantes tanto na vida pessoal quanto profissional. Para ajudá-las nessa conquista de bem-estar, os salões de beleza têm papel preponderante.

Nessa relação de expectativas por parte de clientes e resultados reais oferecidos pelos profissionais de beleza, é fundamental que ambas as partes conversem, escutem e entendam suas possibilidades a fim de se evitar problemas futuros. Caso esse cuidado seja negligenciado, são grandes as chances de o consumidor sair insatisfeito do estabelecimento e do profissional se sentir frustrado.

A solução desse possível impasse é simples. Começa com o profissional sendo um bom ouvinte, entendo as expectativas do cliente, o que ele espera do atendimento. Depois, com informação sobre os detalhes do serviço que será prestado, passando assim confiança e segurança antes, durante e depois da realização do procedimento.

Dedicar tempo ao cumprimento dessa etapa, explicando detalhadamente ao consumidor os detalhes do processo, como execução, técnica empregada e produtos a serem utilizados, reduz o risco de falhas. Vale destacar que incentivar a participação do cliente durante todo o processo é muito importante para aumentar a sua confiabilidade e promover a sua satisfação.

Lembre-se: o cliente é a peça-chave de qualquer negócio e principalmente no salão de beleza ele será o cartão de visitas para outros possíveis clientes. Assim, todo esforço deve ser focado não só no intuito de agradá-lo, mas, principalmente, de encantá-lo. Ao oferecer uma experiência prazerosa, personalizada, as chances de ele voltar – e de indicar o salão para amigos – é enorme.

Procedimentos para um bom atendimento ao cliente 

Apresentamos a seguir alguns procedimentos simples para que o cliente seja incluído nos processos do salão de beleza e se sinta bem atendido, bem-informado e se sinta satisfeito.

Apresente a equipe que cuidará dele

Antes de efetuar qualquer procedimento, é importante que o cliente esteja ciente da qualificação tanto do profissional responsável pela execução do serviço como de seus assistentes.

Detalhe o procedimento

É fundamental explicar ao cliente o que será feito, como e com qual objetivo. Se ele deseja realizar uma escova progressiva, por exemplo, é importante fornecer-lhe todas as informações necessárias sobre o procedimento, tais como: os produtos que serão utilizados, possíveis efeitos colaterais, etapas do processo, tempo de duração do procedimento etc.

Explique como deve ser feita a manutenção em casa

Além de manter o consumidor informado durante a prestação do serviço, é necessário orientá-lo sobre os cuidados que ele deve ter em casa para manter os resultados por mais tempo. Retomando o exemplo da escova progressiva, é essencial informar sobre a frequência de lavagem dos fios, indicar produtos para hidratação, mostrar como cuidar dos cabelos na hora de dormir, se há necessidade de retoque do serviço e em quanto tempo deve ser realizado, etc. É importante disponibilizar um canal para contato, como o WhatsApp, para que o cliente possa tirar dúvidas ou relatar algum problema ocorrido após o procedimento.

Peça feedback ao usuário do serviço

É fundamental incentivar que o cliente faça avaliações sobre o serviço prestado, o ambiente, o atendimento e o desempenho da equipe de profissionais, pois essas avaliações ajudam na promoção de melhorias no salão de beleza. Além disso, as opiniões dos clientes servem como prova social para o negócio. Muitas avaliações positivas, por exemplo, demonstram serviço de qualidade. Desse modo, torna-se mais fácil atrair outros compradores e aumentar a lucratividade. Nesse quesito, é possível aproveitar os benefícios de se cadastrar no Google Meu Negócio, ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google. Por meio dela, os clientes têm a oportunidade de avaliar a empresa. Além do mais, permite manter um relacionamento direto com eles, respondendo às críticas, aos elogios ou às sugestões. 

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