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Thu May 26 19:52:14 BRT 2022
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como montar o menu perfeito para sua sorveteria

Uma sorveteria pode e deve ter muito mais do que sorvetes. Com um cardápio diversificado é possível manter-se rentável o ano todo.

· Atualizado em 26/05/2022
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Para todo restaurante, o planejamento e a apresentação são tão importantes quanto a comida. Afinal, antes de fisgar os clientes pelo paladar, é a aparência que dita se o consumidor vai ao menos dar uma chance a seu estabelecimento.

E em uma sorveteria não é diferente.

Para seu sucesso, tudo conta. O marketing boca a boca que dá um resultado a longo prazo caso o produto que você oferece seja delicioso; a divulgação eficiente, adotando o que chamamos de “food porn”, aquela foto tão bem-feita que dá água na boca só de olhar; o ambiente com a iluminação certa que só de passar perto você quer entrar e conhecer.

A sorveteria tem um desafio a mais, já que seu produto está tradicionalmente ligado ao calor do verão. Para se destacar da concorrência e alcançar o sucesso sustentável ao longo de todo o ano, se faz necessária uma atenção especial ao conjunto de ações, mas, sobretudo ao cardápio. Isso é o que fará a diferença para que uma sorveteria se mantenha rentável o ano inteiro, até mesmo no inverno.

Todo esse planejamento se reflete no cardápio, dos produtos oferecidos até a forma com que são exibidos e é sobre isso que trata este e-book. 

Passo a passo: como criar um menu de sucesso?

Passo 1 – Tenha uma vasta seleção de produtos

Começando pelo básico, faça uma lista de que produtos pretende vender. Primeiro, os tipos de sorvetes (frutas, massa, gelato, picolés). Depois, vale incluir outros produtos semelhantes que funcionem bem em sorveterias, como o Frozen Yogurt, açaí, cupuaçu.

Estes produtos são especialmente compatíveis com estabelecimentos que servem sorvete em massa, já que podem utilizar os mesmos complementos de caldas, confeitos e etc. Petit-gâteau, waffles e fondues são outras boas opções para manter a relevância em todas as estações.

Outros produtos que servem como bons acompanhamentos para o carro chefe da casa também devem ser considerados, como água, refrigerantes, milk shakes e até mesmo cafés.  E se a intenção é vender cafés pode também ser uma boa ideia acrescentar chocolate quente ao menu para ter uma opção de inverno.

Não esqueça de oferecer alternativas veganas para alcançar uma clientela mais vasta.

Definidos os produtos a serem comercializados, pense também quais as opções de consumo de seus alimentos. O sorvete pode ser servido em taças, bowls e todos os tipos diferentes de casquinhas. Aqui a criatividade conta.

Passo 2 – De dar água na boca

O menu deve refletir a identidade visual de sua sorveteria nas cores, na tipologia de letras, nos nomes dos itens em seu cardápio, mas deve, sobretudo se destacar pela fotografia que ilustra os produtos. Invista em fotos que saltem aos olhos. Sorvetes são coloridos, bonitos e é a sensação para a garotada.

Nomes criativos e divertidos também são bem-vindos.

Um cardápio bem-feito e atrativo pode animar até os pais que estavam ali somente para acompanhar a criança a provar dessa guloseima, aumentando sua venda. Afinal, quem não foi criança um dia?

Passo 3 – Boas parcerias, bons preços

Muita atenção a esse passo! Bom preço e boa qualidade devem andar juntos. Para conseguir essa proeza, pesquise bons fornecedores, forme relações de trabalho para conquistar os melhores preços e assim conseguir repassar a seus clientes produtos de qualidade por valores justos.

Analise com cautela cada proposta e também as condições de pagamento. Pode ser que você chegue à conclusão de que um ou outro item definido no passo 1 não valha tanto a pena. Faça uma pesquisa intensa pois este passo pode definir o sucesso de seu empreendimento.

Passo 4 – E qual o modelo do cardápio?

Definido o que será vendido e o projeto gráfico do menu impresso, vale lembrar que há outras formas de apresentar seus produtos. Uma que tem sido cada vez mais utilizada é o formato digital, por meio de QR codes ou tablets.

O menu digital permite uma maior flexibilidade de inserir ou retirar produtos, você pode fazer experimentos oferecendo novos sabores e removê-los caso não façam sucesso sem a necessidade de realizar alterações caras em um cardápio físico.

Mas, lembre-se, mesmo que você opte pelo meio digital, é sempre bom ter versões do cardápio físico para uma emergência.

Passo 5 – Reveja cada um dos passos e defina seus valores

A partir do momento que seu plano está feito, é a hora de avaliar o que de fato é possível ou não fazer. Confira se os preços conquistados com seus fornecedores são compatíveis com os que deseja oferecer aos clientes, sempre mantendo o necessário para uma boa margem de lucro. Caso seja preciso, reveja os passos anteriores e faça as alterações devidas em seu cardápio.

Com calma e um bom planejamento, sua sorveteria certamente será um negócio de sucesso rentável em todas as épocas do ano. Estude as possibilidades e não perca tempo!

Leia mais:

https://www.oimenu.com.br/blog/cardapio/cardapio-sorveteria

Sobre as dicas do Sebrae para montar uma sorveteria clicando

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-sorveteria,1f997a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#apresentacao-de-negocio

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/e-book-oferece-dicas-para-fazer-um-cardapio-mais-bonito-e-vendedor,6fa57236aa2e0810VgnVCM100000d701210aRCRD

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/bis/tudo-comeca-por-um-bom-cardapio,91864ed135757510VgnVCM1000004c00210aRCRD

 

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