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Tue Nov 29 02:37:04 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Como o cliente interno influencia o cliente externo

A série "Por onde começa o relacionamento com o seu cliente" traz para você como o tratamento da equipe se reflete no relacionamento com o cliente.

· Atualizado em 29/11/2022
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O que você sabe sobre employee experience? O termo significa experiência do colaborador. E, em tempos em que se fala muito em experiência do consumidor, criar estratégias e realizar ações que garantam o bem-estar das equipes, mantendo-as motivadas e produtivas, é fundamental, pois o colaborador é o que se chama de cliente interno.

Independentemente de consumir os produtos ou serviços da empresa, o cliente interno pode ser um colaborador direto, um profissional terceirizado, prestador de serviços, fornecedor, entre outros que têm uma relação direta ou indireta com a empresa. É ele quem acaba fazendo a ligação entre a empresa e o consumidor final, ou seja, o cliente externo, aquele que adquire os produtos/serviços da empresa. Um colaborador insatisfeito, que não se sente valorizado, com certeza, não vai proporcionar um bom relacionamento da sua empresa com o consumidor.

Os clientes internos contribuem para o sucesso da empresa na medida em que atuam como promotores e defensores da marca. Eles podem trazer um grande retorno para a empresa pelo marketing boca a boca. Por isso, é possível pensar em formas de melhorar o relacionamento com a sua equipe, otimizando a comunicação interna, oferecendo remuneração justa e boas soluções tecnológicas.

O conceito de experiência do colaborador é importante porque é por meio dele que são retidos os talentos, valorizando-se o capital humano, e é gerado o engajamento da equipe, o que se reflete em um bom relacionamento com o cliente externo. Assim, garantir qualidade de vida, um bom clima organizacional, oferecer recompensas e benefícios, plano de carreira são algumas das estratégias que podem ser implementadas nas empresas para garantir experiências positivas entre os clientes internos.

Acompanhe a série de artigos Por onde começa o relacionamento com o seu cliente e fique por dentro de tudo o que diz respeito ao seu cliente interno.

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Gestão de equipe de vendas 

Recrutamento e seleção: como formar um time vencedor

 


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