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Thu Feb 23 18:18:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARCA
Como o place brading pode impulsionar os negócios

Também conhecido como a “marca de um lugar”, é um termo baseado na ideia de que cidades, regiões e qualquer local podem se tornar “marcas" que criem conexões

· Atualizado em 23/02/2023
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Ao contrário da marca de produtos e serviços, o place branding é mais abrangente por natureza, pois um lugar já é, por si, detentor de uma história, uma cultura, um ecossistema, que é então incorporado numa rede de associações, ligando produtos, espaços, organizações, pessoas e estilos de vida.

Basicamente, esse conceito se refere a uma forma diferenciada de divulgar um local, seja ele um imóvel, um bairro, uma cidade como se fosse uma verdadeira marca. Com essa estratégia, muitos proprietários, empresas do ramo do turismo e, até mesmo prefeituras, estão conseguindo atrair o público e alcançar ótimos resultados.

Resumindo, place branding é uma estratégia para projetar imagens e gerenciar percepções sobre lugares, ou seja, ele pode induzir respostas afetivas dos consumidores, formando, assim, uma relação significativa entre pessoa e lugar. 

A construção de um conceito de “place branding” é a soma de ações que valoriza características importantes de um espaço, seja ele, um bairro, cidade ou país.

E não é somente enfatizado a estrutura física, mas todas as referências que compõem esse espaço, seja a cultura local, pontos turísticos, comércios locais, espaços de artes, culinária, toda a pluralidade cultural capaz de existir num lugar.

Mas, o place branding não é utilizado apenas para intensificar o turismo de um determinado local, vai além disso. Essa estratégia é capaz de oferecer diversos benefícios, tais como:

  • Estimular o orgulho dos moradores;
  • Aquecer a economia;
  • Aproximar a população;
  • Melhorar a qualidade de vida do público.

Um destino que deseja construir o conceito de uma marca-lugar precisa criar estratégias para identificar, somar e promover seus atributos físicos, culturais e sociais.

Entender a singularidade do local, para isso é importante, criar senso de pertencimento, possibilitar a atração de investimentos e visitantes, e reforçar a economia local, pensando na contribuição que essas estratégias podem ter na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A partir do momento que uma cidade é fortalecida como marca, todo o aparato urbano ganha referência e, por consequência, a valorização acontece. É importante considerar que ao implantar uma identidade de uma marca-lugar, é preciso buscar compreender as características que diferenciam esse local dos demais.

Cada local tem algo a ser destacado e quando se identifica isso, por consequência, se evidencia a marca e agrega valor a todos na cidade.

Diretrizes para criação de place branding

Existem alguns elementos importantes que devem ser considerados no processo:

  1. Entenda qual é a identidade e quais são as necessidades da população do lugar

place branding é sobre pessoas. Por isso, o primeiro passo é entender como elas se comportam, o que elas precisam, o que já é muito bom sobre viver ali, mas também como a vida naquele lugar pode melhorar.

  1. Conheça a vocação do local, o que ele tem a oferecer, e foque nisso

O place branding precisa ter um propósito claro. É necessário ter foco nessa vocação do lugar durante todo o processo para que o lugar-marca seja bem-posicionado e faça justiça à realidade.

  1. Envolva todos os públicos do local, pense em unificar a população

Para dar consistência à ideia, todos precisam aderir a ela. Um processo saudável de place branding une todos os públicos que vivem aquele lugar: moradores, visitantes, comerciantes, empresários e acadêmicos.

  1. Amplie a comunicação e gere atenção em torno do lugar-marca

Já que o objeto central do place branding é a relação do lugar com as pessoas, a melhor forma de espalhar o conceito criado para a região é por meio da comunicação. Faça com que as pessoas se identifiquem e se interessem pelo projeto e queiram comentar sobre ele com seus amigos e conhecidos.

  1. Pense em metas de curto, médio e longo prazo

Assim como os laços afetivos que temos com nossos lugares favoritos, um lugar-marca se fortalece com o tempo. O orgulho de fazer parte de um todo e a valorização de uma identidade são construções que não acontecem de um dia para o outro.

Como em qualquer outra estratégia de comunicação e posicionamento de marca, é importante ter clareza na hora de definir os seus objetivos com o place branding e de criar um planejamento para atingi-los.

Saiba mais

Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://inovacaosebraeminas.com.br/queijo-regiao-do-serro-place-branding/

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