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Thu May 25 17:12:50 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Como o setor hoteleiro pode atrair mais clientes em 2023

Com o aumento do turismo previsto para 2023 e a crescente competitividade do setor hoteleiro, veja as melhores estratégias para encher hotéis e pousadas.

· Atualizado em 25/05/2023
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O setor hoteleiro é um dos mais competitivos do país. Apesar do longo período de paralisações (entre março de 2020 até a metade de 2022) que impediram o crescimento tanto do setor hoteleiro como do turismo em geral, que se viram sem clientes devido à pandemia do coronavírus, esse ano conta com perspectivas positivas de crescimento com o aumento no número de hotéis e unidades habitacionais.

A perspectiva de oferta hoteleira no Brasil é de expansão entre o ano de 2023 até o ano de 2026. Segundo dados do estudo Panorama da Hotelaria, realizado pela Hotel Invest e o Fórum de Operadores hoteleiros do Brasil (FOBH), a previsão é em torno de 124 novos hotéis e mais de 18.800 unidades habitacionais, com previsão de demanda para taxa de ocupação equivalente aos índices pré-pandemia, por volta de 65%. 

Outro fator importante a ser considerado pelo setor hoteleiro é a atual preferência dos turistas por viagens nacionais. Após o período de isolamento, as pessoas têm priorizado as viagens e, de acordo com boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 86% das viagens compradas por turistas, no primeiro trimestre de 2022, foram para destinos nacionais, enquanto o exterior ficou com os outros 14%.

E como os hotéis e pousadas podem atrair mais clientes?

Diante do cenário atual, é preciso que os hotéis e pousadas busquem formas de inovar e atrair mais clientes. Conforme Orlando de Souza, presidente executivo do FOBH, com o retorno e a possibilidade dos turistas realizarem viagens que estavam em planejamento desde o início de 2020, um dos principais pilares para conquistar novos hóspedes e clientes é a questão da hospitalidade, que é algo além de receber bem, é realizar um atendimento com boas práticas e ações.

No ramo da hotelaria e turismo, a hospitalidade refere-se a serviços que envolvem recepção, acomodação, alimentos e bebidas e tudo mais relacionado ao acolhimento, ao conforto e à satisfação do hóspede. Portanto, é essencial que os profissionais de um hotel sejam capacitados para lidar com o público e exercer a inteligência interpessoal. Lembre-se, a hospitalidade tem o potencial de tornar a jornada do turista cada vez melhor e mais completa.

O Sebrae-PB, indica ainda outras estratégias para atrair mais clientes em 2023:

  • Utilizar as redes sociais: o compartilhamento das experiências aumenta o desejo das pessoas em ir para um determinado hotel ou pousada. Outro ponto importante é monitorar de forma estratégica os comentários na rede social do empreendimento para identificar: pontos de melhoria; aspectos que deveriam ter mais ênfase nas redes; informações que não estão claras para os viajantes; o que seus hóspedes mais gostaram durante a estadia.
  • Utilizar a tecnologia como aliada: com os viajantes cada vez mais conectados e exigentes, é importante usar a tecnologia a seu favor como: aplicativos para fazer o check-in virtual; QR Codes para pagar as refeições; chats para sanar dúvidas; uso dos keyless (que nada mais são do que um sistema de entrada inteligente, que possui uma trava eletrônica que controla o acesso de pessoas).
  • Proporcionar experiências mais sustentáveis: a sustentabilidade já é tendência há algum tempo e, com a pandemia, o tema continua no radar dos consumidores. De acordo com o Sebrae, atrair hóspedes preocupados com a crise ambiental e economizar energia são dois benefícios de enorme interesse para os empreendedores do setor hoteleiro. A ótima notícia é que ambos podem ser atingidos com uma mesma ação: adotar a energia solar é a melhor forma de integrar sustentabilidade e lucro.
  • Adaptar-se ao bleisure travel: as viagens que combinam negócios e lazer estão cada vez mais comuns e, mesmo com o término da pandemia, muitas empresas estão mantendo o formato híbrido de trabalho. Então, adaptar cômodos para o home office é importante. Oferecer quartos ou outros ambientes no espaço da pousada ou do hotel que possibilitem ao hóspede ter uma rotina de trabalho com conforto e privacidade pode atrair muitos clientes com este perfil.
  • Investir na economia prateada: é importante que os hotéis e pousadas criem ações específicas para conquistar este público mais maduro, com mais de 60 anos. Para isso, investir em acessibilidade é fundamental

Uma questão muito importante que não pode ser deixada de lado são os principais desafios do setor hoteleiro que incluem a gestão de custos, a manutenção da qualidade dos serviços e a proteção dos dados dos hóspedes. O setor precisa encontrar maneiras de reduzir custos sem sacrificar a qualidade e a segurança, além de encontrar maneiras de tornar seus serviços mais flexíveis, para que possam se adaptar rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes.

Gostou das dicas? Então, experimente utilizar essas estratégias, certamente a sua pousada ou hotel conseguirá atrair mais clientes em 2023!

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Nota: Elaboração de texto a partir do artigo enviado pela curadora: Hotéis e pousadas: como atrair mais clientes?

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