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Wed Nov 09 18:50:44 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como otimizar o perfil do seu negócio no Ifood

O Ifood é um dos aplicativos de delivery mais acessados do país. Por isso, capriche no seu perfil para destacar- se da concorrência.

· Atualizado em 09/11/2022
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Nos últimos anos, o mercado de delivery teve um aumento significativo. A pandemia de covid-19 acelerou uma tendência e, hoje, muitos consumidores preferem fazer pedidos de alimentos via delivery. É cômodo e ágil. O cliente faz seu pedido por aplicativo ou site e logo recebe seu pedido. 

Por ser um mercado em crescimento, também tem muita concorrência. São diversos os aplicativos especializados em delivery atualmente. O Ifood é um dos principais aplicativos de delivery do setor de alimentos e bebidas do país. De acordo com o próprio Ifood, a plataforma tem mais de 270 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores ativos e entrega mais de 60 milhões de pedidos por mês. 

Com tantos estabelecimentos cadastrados, como destacar-se e conquistar o consumidor? Além de fatores como qualidade do alimento e do atendimento, alguns pontos importantes precisam ser ressaltados para chamar a atenção do seu cliente: 

Perfil da sua loja 

O perfil do seu estabelecimento precisa ter uma logomarca e uma boa imagem de capa. Aproveite para destacar seus pratos e chamar a atenção do cliente. 

Fale um pouco a respeito do seu estabelecimento na descrição, por exemplo, quais são os diferenciais e pratos principais. Se houver um pedido mínimo de produtos, deixe isso claro para o usuário. 

Além disso, organize seu cardápio por categorias. Você pode colocar primeiro as promoções e combos mais atrativos. Os pratos principais devem estar na ordem dos mais vendidos. E, no final, insira as sobremesas e bebidas.

Descrição

Capriche nos detalhes de cada prato. Você deve informar todos os ingredientes. Isso facilita o entendimento e previne problemas com clientes com alergias ou com problemas de saúde, como diabetes, hipertensão.

Complementos

Ofereça complementos. Assim, seu cliente pode comprar mais itens e adicionar opções extras para cada prato. Além de ingredientes adicionais, você pode oferecer pratos de tamanhos diferentes. 

Disponibilidade

Fique atento à disponibilidade dos ingredientes na sua cozinha. Para isso, faça uma programação dos pratos ao longo da semana. Você pode escolher em quais dias da semana algum prato ficará disponível, por exemplo. 

Fotos

As fotos têm um papel essencial de atrair o cliente e de fazer com que ele sinta vontade de comer a sua refeição. Por isso, priorize imagens reais e de qualidade dos seus produtos. As fotos genéricas podem gerar uma falsa expectativa nos clientes.

Atendimento humanizado

Um bom atendimento faz toda a diferença na decisão de compra de um cliente. Além disso, faz com que ele retorne nas próximas vezes. Esteja à disposição para tirar dúvidas, de forma ágil e atenciosa. Se ocorrer algum contratempo, resolva com cordialidade. 

Pós-venda

Muitas vezes esquecido, o pós-venda é fundamental porque pode definir a fidelidade de um cliente. Lembre-se que a venda não termina com a finalização do pedido. Para manter um relacionamento com o seu cliente, você pode: 

  • Pedir avaliações;
  • Oferecer cupons de desconto para as próximas compras;
  • Ter um programa de fidelidade;
  • Divulgar promoções e próximas novidades do cardápio. 

Aproveite essas dicas para fortalecer a sua presença digital e destacar-se da concorrência. Os consumidores têm muitas opções atualmente. O que pode decidir a escolha pelo seu produto é a sua estratégia de marketing digital e um bom atendimento. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Como usar as estratégias de marketing digital para restaurantes

E aproveite o curso do Sebrae:

Gestão de bares e restaurantes


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