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Fri Sep 23 17:56:15 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA
Como planejar a Black Friday pra vender mais

Planeje-se, nesta data tão esperada, com promoções e descontos para aumentar seus lucros e o relacionamento com os clientes.

· Atualizado em 23/09/2022
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Dia 25/11/2022 será a data da famosa Black Friday, que este ano vai acontecer em um período de retomada econômica do país e cria uma expectativa de ser a maior de todos os tempos por aqui.

Segundo um levantamento realizado pela Neotrust, a partir do número total de compras realizadas somente via e-commerce, em 2021, o faturamento da Black Friday, no Brasil, chegou a R$ 5,4 bilhões, em um período de incertezas na economia.  

De acordo com pesquisas, 95% dos consumidores esperam descontos agressivos na Black Friday, o que gera oportunidades reais de construir estratégias de relacionamento com fidelização e recorrência do planejamento de descontos para essa data.

Pense no desconto como parte da estratégia de marketing do seu negócio e o amarre com uma interação qualificada com o consumidor, na perspectiva de gerar um envolvimento com sua marca, uma identificação de valor por parte dele, além do preço.     

Algumas ações são importantes para serem implantadas nesse período. Veja algumas:

  • Atendimento qualificado e consultivo a fim de gerar uma boa experiência de compra;
  • Pós-venda acolhedor e ações de retorno, como brindes;
  • Descontos posteriores;
  • Ações interessantes de cross sell (venda de algo mais junto ao produto ou serviço engatilhado com a escolha inicial);
  • Entregas personalizadas.

A estratégia da sua empresa precisa ser forte para promover o crescimento do seu negócio e para a sua marca gerar muito mais valor para esses novos clientes que esperam a Black Friday ávidos por descontos, assim como para criar um bom relacionamento, que se preocupa com as dores, necessidades e conveniências do consumidor.

Destacamos, a seguir, algumas das informações coletadas no evento de 2021.    

Categorias de produtos com maior número de pedidos

  1. Moda e Acessórios (destaque para o maior desconto no segmento de calçados femininos, e o menor para moda masculina);
  2. Beleza e Perfumaria (maior desconto em itens para o corpo, e o menor em itens de barbearia);
  3. Telefonia;
  4. Eletroportáteis (destaque por ter entrado entre os cinco com influência das compras de fritadeiras e aspirador de pó);
  5. Eletrodomésticos.

Categorias de produtos com maior faturamento

  1. Telefonia;
  2. Eletrodomésticos;
  3. Eletrônicos;
  4. Informática;
  5. Móveis.

Performance do e-commerce por faixa etária

  • 26 a 35 anos – 35%;
  • 36 a 50 anos – 34%;
  • Até 25 anos – 17%;
  • Mais de 51 anos – 14%.

Participação do e-commerce nas 5 regiões do país

  • Sudeste – 61%;
  • Nordeste – 16%;
  • Sul – 14%;
  • Centro-Oeste – 6%;
  • Norte – 2%.

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