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Sat May 13 18:56:49 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Como planejar um evento de negócios

Veja os motivos para planejar um evento e fortalecer a presença on-line do seu negócio.

· 27/03/2023 · Atualizado em 13/05/2023
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Com estratégias certas, um evento pode aumentar o reconhecimento da sua marca e reforçar o seu posicionamento no mercado. Esse é um tipo de ação que pode colocar seu negócio em destaque, afinal, todos gostam de um bom evento. 

Se for um circuito de palestras ou algo que ofereça conhecimento, a participação certamente será positiva e agradará as outras pessoas. Você pode ganhar autoridade e destaque no mercado.

E, em vez de apenas realizar o networking, comparecer e distribuir cartão de visita nos eventos, você pode fazer a própria ação e divulgar o seu produto ou serviço.

Ao planejar um evento, você tem a oportunidade de fomentar seus canais de divulgação. Você pode divulgá-lo nas redes sociais, no site e no blog. 

Um outro ponto importante é que, quando as pessoas realizam a inscrição para o seu evento, elas precisam deixar algum tipo de contato. Ou seja, você ainda pode aumentar sua base de e-mails e números de telefone.

Use-os, por exemplo, em sua estratégia de e-mail marketing. Essa oportunidade pode gerar novos clientes e novas parcerias. Mas, lembre-se de pedir autorização para enviar qualquer tipo de mensagem para o seu público.

Além disso, os eventos de negócio são oportunidades de oferecer às pessoas uma amostra do seu trabalho. Assim, você atrai mais clientes. Eles ficam mais confiantes depois de conhecer melhor o que você está colocando à disposição.

Confira dicas para planejar um evento de negócios

Antes de começar a planejar, é importante saber quais são os objetivos do evento. Pode ser aumentar o número de clientes, educar seu público, fortalecer sua autoridade on-line, entre outros. 

O importante é ter em mente os resultados esperados antes mesmo de iniciar o processo. Afinal, é preciso planejar a quantidade de trabalho, o investimento e prever o retorno. Por isso, tenha uma lista de métricas para serem monitoradas constantemente.

Depois de traçar o pré-planejamento, é hora de pensar na divulgação. Procure aplicar uma estratégia que abarque todos os canais possíveis. Dedique-se para realizar uma estratégia de divulgação nas redes sociais que seja interesse ao seu público.

Se você acredita que as pessoas usam muito o Instagram e o Twitter, por exemplo, não deixe de criar uma hashtag própria. Se houver orçamento, faça anúncios pagos, segmentados para a região e de acordo com o interesse.

O ideal é também ter uma identidade visual própria do evento. Defina e-mails de divulgação com antecedência. Varie os tipos de mensagens, fazendo chamadas para inscrição e falando sobre os palestrantes, por exemplo. Outra dica é lembrar as pessoas de datas, horários e locais, aumentando o comparecimento.

Além das redes sociais e do e-mail marketing, você pode divulgar o seu evento no site e no blog. Escreva posts, peça artigos ou vídeos aos palestrantes e não se esqueça dos CTAs.

Você também pode fazer parcerias e escrever guest posts em outros blogs. Se estiver ao seu alcance financeiro, pense em contratar uma assessoria de imprensa com o propósito de realizar a divulgação do seu evento.

Durante o evento, entregue a programação prometida e continue sua divulgação. Afinal, as pessoas que não compareceram podem ficar sabendo que o evento foi um sucesso para se inscrever no futuro.

O Twitter, por exemplo, pode ser uma ótima rede social para falar de eventos ao vivo. Você pode deixar responsáveis postando com a hashtag oficial e interagindo com os usuários.

Várias plataformas também possuem formatos de transmissão ao vivo. Para as pessoas que não estejam presentes ao evento, é interessante transmitir o que estiver acontecendo. 

E no pós-evento, não deixe de guardar e já deixar selecionado todo o material produzido antes e durante o evento. Fotos, vídeos e outros itens podem ser utilizados para a divulgação da próxima edição.

Além disso, é interessante realizar pesquisas de satisfação com os participantes. Assim, você pode fazer ajustes e melhorar ainda mais o seu evento.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como planejar um evento pode ajudar a atingir as metas do seu negócio

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