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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como preparar seu negócio para aceitar criptomoedas

Pagamento com criptomoeda é uma tendência e deve ter relação com os objetivos do seu negócio e com o perfil do seu cliente.

· 19/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
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O uso das criptomoedas tem aumentado e, agora, não se resume apenas a investimentos e aplicações. Também é possível fazer pagamentos e receber as criptomoedas, tanto no comércio físico quanto no on-line. 

As criptomoedas são moedas digitais, como Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Tether e outras. No Brasil, elas estão em processo de regulamentação. Um projeto de lei já tramitou no Senado Federal e aguarda apreciação da Câmara dos Deputados. As vendas mensais de criptomoedas até R$ 35 mil não pagam Imposto de Renda. 

Pesquisa da Visa revelou que 97% dos brasileiros já conhecem as criptomoedas. O Brasil é um mercado preparado para crescer, segundo esse estudo. Isso porque é o país que conta com o maior percentual de adultos interessados pelo tema, 29%. Além disso, 44% dos entrevistados consideram que as criptomoedas estão no futuro dos serviços financeiros. 

E esse futuro está bem próximo. Algumas empresas, como Microsoft, PayPal, Starbucks, Visa, Mastercard, Burger King e outras já aceitam pagamentos com moedas digitais. Agilidade do pagamento, redução de custos nas transações financeiras e segurança são algumas das vantagens de se receber pagamentos com criptomoedas. Por outro lado, um desafio é a volatilidade da moeda. Quem utiliza as criptomoedas como pagamentos precisa entender que o valor do ativo pode cair rapidamente. 

Pagamentos com criptomoedas

Para receber criptomoedas, é preciso acessar uma plataforma que serve como gateway de pagamento on-line. Você cria uma fatura digital, geralmente, com um QR Code, com o endereço da carteira de recebimento e o valor. É um processo rápido e seguro. 

A carteira de criptomoeda tem como base a tecnologia blockchain, ou seja, os dados estão distribuídos em diferentes computadores, mas conectados pela rede blockchain. É um sistema de registro coletivo e descentralizado. Existem carteiras on-line, chamadas quentes, e as off-line, que são as frias. A diferença está na forma como a carteira se relaciona com a blockchain.

O risco de ataques hackers é maior na carteira quente, mas ela também é mais ágil. Já a carteira fria permite download de todo o blockchain para o dispositivo do usuário e é mais indicada para armazenamento por um período de tempo maior.

Também existe o cartão de crédito e débito cripto. Esse cartão armazena moedas e tokens com o provedor do cartão. Assim, quando o usuário faz uma compra, a corretora de criptomoedas vende os ativos pelo valor fiduciário e envia o pagamento para o vendedor. 

A Binance Pay é uma plataforma que oferece o serviço de pagamentos com criptomoedas. É possível transferir e receber criptomoedas sem limites ou contato. Basta ter o e-mail, telefone celular ou ID de pagamento (Pay ID) do beneficiário. Outra plataforma é a Foxbit, que atende empresas e lojas virtuais, intermediando pagamentos em criptomoedas. 

As moedas digitais são opções de pagamento e uma tendência no mercado on-line. Mas, antes de se decidir por essa forma de negociação, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens. É preciso considerar a realidade do seu negócio e se o uso das criptomoedas está de acordo com seus objetivos e o seu cliente. Se essa não é a realidade do seu cliente, não adianta estruturar sua empresa em cima desse modelo. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

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