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Tue Aug 30 07:46:35 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como promover o engajamento nas redes sociais

O que é engajamento nas redes sociais e quais são as melhores estratégias para o aumento da taxa de conversão.

· Atualizado em 30/08/2022
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Você sabia que um usuário médio gasta 28% do seu tempo na internet nas redes sociais, o que equivale a uma duração média de 1 hora e 40 minutos? Ao todo, são cerca de 2,5 bilhões de usuários ativos. Com números assim, é uma questão de sobrevivência do negócio investir nas mídias sociais. Uma pesquisa do LinkedIn aponta que 81% dos pequenos e médios negócios utilizam as redes. Então como aproveitar esse tempo para transformá-lo em engajamento e em melhoria das taxas de conversão?

O engajamento do usuário ocorre quando ele realiza ativamente uma ação com um conteúdo em uma rede social, o que pode acontecer por meio de um clique, um comentário, uma curtida, entre outras. Essa ação é metrificada em relação ao alcance do post ou ao número de seguidores, em uma taxa de engajamento. 

Os analistas de social media consideram mais relevantes as ações que informam ao algoritmo que o usuário tem interesse naquele conteúdo. Assim, simples visualizações na timeline não contam como engajamento, mas, quando o usuário clica em um post para expandir o texto, comenta, salva para ver depois, curte, reage e envia para alguém ou compartilha nos seus Stories, o engajamento é considerado e passa a fazer parte da métrica.

Para calcular a métrica, considera-se o total das interações, que pode ser segmentado por campanha, post ou período de tempo - depende da sua estratégia de mensuração. O resultado dessa soma deve ser, então, dividido pelo alcance total da página da empresa naquela rede, que é a quantidade de seguidores. O número decimal resultante dessa conta pode ser multiplicado por 100 para obter a taxa percentual de engajamento do perfil. 

Se você tiver interesse em ferramentas on-line que fazem o cálculo do engajamento automaticamente, pode utilizar uma destas: Analisa.io, Hashtagsforlikes, Instamore, Instagram Engagement Calculator - Phlanx e Calculadora de engajamento Instagram - Blog - Junior Hard.

Importância e melhoria do engajamento

É importante buscar o engajamento construindo uma comunidade de pessoas envolvidas com a sua marca, a fim de que o posicionamento da empresa seja assimilado. Os comentários e as curtidas, por exemplo, serão uma consequência do engajamento dessa comunidade. Para isso, é essencial que suas postagens sejam relevantes para o seu público-alvo, dialogando e se comunicando com as personas definidas pela marca.

Ter um grande número de seguidores não é garantia da presença de uma marca na web, mas quanto mais pessoas reagem e respondem às publicações postadas, maior é o engajamento e mais bem alinhada está a comunicação da empresa, ajudando você a avaliar e medir a eficácia das suas ações em curto e médio prazos, de onde se conclui que a métrica é um bom termômetro para isso. 

É importante entender também que as redes sociais adotam algoritmos, por isso nem todo conteúdo aparece na timeline dos usuários. Isso quer dizer que são priorizados os posts que engajam mais, então, se você tiver um bom engajamento com seu público, aumentarão as chances de que novos clientes em potencial sejam impactados pelas suas postagens.

Agora que você entendeu a importância do engajamento, pense em oferecer diferentes canais para o seu cliente. Mas não adianta criar vários perfis em todas as redes sociais se você não pretende ou não tem condições de movimentar todas elas com postagens constantes e relevantes para o seu público. É preciso interagir com os consumidores, criando conteúdos significativos e que estabeleçam conexões emocionais com eles. 

Procure também estimular conversas verdadeiras, gerando comentários a partir das postagens feitas e provocando seus seguidores a compartilhar seus posts. Nessas situações, nunca deixe de responder às postagens, pois isso serve para mostrar que a sua marca resolve problemas rapidamente.

Em geral, considera-se uma boa taxa de engajamento números que ficam entre 1 e 5%. Você pode aprender a bombar nas redes sociais acessando o conteúdo que o Sebrae produziu sobre o assunto e realizando nossos cursos. Aproveite!

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