this is an h1

this is an h2

Tue Feb 07 23:49:25 BRT 2023
Inovação | GESTÃO DE PRODUTO (INOVAÇÃO)
Como reduzir desperdícios com princípios do Lean Manufacturing

A adoção dos princípios básicos do Lean Manufacturing pode auxiliar na redução de desperdícios nas pequenas empresas.

· Atualizado em 07/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Como reduzir desperdícios com princípios do Lean Manufacturing

A adoção dos princípios básicos do Lean Manufacturing pode auxiliar na redução de desperdícios nas pequenas empresas.

Lean Manufacturing ou "manufatura enxuta", é uma filosofia de gestão que busca evitar perdas e desperdícios nos negócios. O objetivo é eliminar da operação aquilo que não agrega valor ao processo produtivo e nem ao produto final.

Originado no Japão, em 1950, o Lean Manufacturing foi implementado pela primeira vez na fabricante de automóveis Toyota. A empresa desenvolveu o Sistema Toyota de Produção (STP), que logo se popularizou pelos excelentes resultados obtidos.

Apesar de ter seu início na gestão industrial de uma multinacional automotiva, os preceitos do Lean Manufacturing podem ser utilizados por vários tipos de negócio, independente do setor e do porte. É uma filosofia para aqueles que desejam criar mais valor para seus clientes, reduzir o desperdício e buscar melhoria contínua.

Guia para a otimização das pequenas empresas

Por agregar um arsenal denso de processos, ferramentas e rituais, o Lean Manufacturing pode parecer distante da pequena empresa. Ele requer dedicação, constância na implementação e aceitação da cultura por todos colaboradores. 

No entanto, utilizando a abordagem da melhoria contínua, o pequeno empreendedor pode ir, aos poucos, promovendo uma melhoria de cada vez, adaptando os preceitos e ferramentas a sua realidade e necessidade. Além da busca pela melhoria contínua, outros princípios que norteiam o Lean Manufacturing são: entender a cadeia de valor pela ótica do cliente e aprender com os dados.

Entendendo a cadeia de valor pela ótica do cliente

  • Um dos passos mais importantes é estudar todos os processos que ocorrem para oferecer uma solução ao cliente, além de identificar em cada um deles, o que agrega valor. 

Lembre-se que atividades que geram valor, transformam produtos e experiências em atributos que o cliente deseja e que está disposto a pagar.

  • Mapeie e analise todos os passos necessários para que o produto chegue até o cliente, observando que o que não agrega valor é desperdício e deve ser reduzido ou eliminado. 

Tudo o que estamos fazendo é olhar a linha do tempo do momento em que o cliente nos entrega um pedido até o ponto em que recebemos o dinheiro. E estamos reduzindo essa linha do tempo removendo os desperdícios que não agregam valor”.  Taiichi Ohno – Criador do Sistema Toyota de Produção.

Aprendendo com os dados

Coletar e analisar os dados irá ajudar a identificar com maior clareza o que é desperdício. A análise dos dados pode ajudar a desvendar problemas ocultos e mostrar o que está valendo a pena no processo. 

Os 8 desperdícios

Os desperdícios que costumam ser encontrados nos processos, ou seja, atividades que não agregam valor, foram classificados em 8 tipos. Conhecer a classificação desses desperdícios ajuda a reconhecer quais processos do seu negócio não geram valor ao cliente. 

 

Além dos 8 desperdícios, é importante considerar o desperdício de energia e de subprodutos, que não são necessários para oferecer aquilo que o cliente paga.

Várias ferramentas são indicadas pela filosofia Lean Manufacturing para ajudar a eliminar ou reduzir significativamente os desperdícios. Aprenda no curso on-line e gratuito do Sebrae Ferramentas Lean como aplicar em sua empresa três ferramentas: Heijunka, Kanban e gestão à vista.

E se você precisa de apoio para reduzir os desperdícios, inovar em processos e produtos, melhorar a produtividade e a qualidade da sua empresa, conheça as consultorias de inovação do Sebraetec.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Despertando para o Lean

Ferramentas Lean




O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?