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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como se manter relevante considerando o ciclo de vida de produtos?

O ciclo de vendas de uma mercadoria caracteriza o instante em que ela é confeccionada até o momento em que começa a se tornar irrelevante para as vendas.

· 29/07/2022 · Atualizado em 10/08/2022
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Conforme uma mercadoria vai sendo vendida, seu ciclo de vida muda, a ponto de ser necessário adaptar uma outra estratégia de vendas para ela.

Benefícios de observar o ciclo de vida dos seus produtos:

  • Decisões mais assertivas;
  • Aplicações em marketing;
  • Aprimoração de vendas;
  • Segurança nos resultados;
  • Planejamento estratégico;
  • Organização na gestão;
  • Durabilidade de mercadorias;
  • Preparação para competir com a concorrência;
  • Possível liderança de mercado.

Segundo Theodore Levitt, os produtos não vivem para sempre, por isso o seu ciclo é dividido em cinco fases principais:

  • Desenvolvimento

Aqui acontece o planejamento de como o produto será, incluindo suas características e finalidades inseridas no mercado. Nesta etapa, também é necessário começar a pensar sobre as formas de divulgação para esse produto.

  • Introdução

Neste momento, o produto criado tem seu lançamento no mercado e o primeiro contato com o público destinado. Aqui também começam as divulgações planejadas anteriormente.

  • Crescimento

Caso o empreendedor não dedique maiores esforços nesta terceira etapa, o produto poderá perder força de mercado antes mesmo de ganhar conhecimento. Aqui, portanto, será necessário o marketing de redirecionamento constante para atingir o público-alvo.

  • Maturidade

Quanto mais maduro o seu produto estiver no mercado, maior o seu potencial. Neste momento, a tarefa do empreendedor é fazer esse potencial de vendas perdurar pelo máximo de tempo possível, sempre tentando manter os lucros mesmo diante da concorrência.

  • Declínio

Esta é uma fase natural em que, após gerar bons resultados para a sua empresa, o produto começa a apresentar menores resultados. Por isso, cabe ao empreendedor redirecionar estratégias e investimentos, a fim de tentar fazê-lo voltar a competir no mercado.

Em um pequeno negócio de roupas, por exemplo, o ciclo de vida de um produto passa pela fase de desenvolvimento, com novas pesquisas de mercado; pela fase de introdução, já com suas peças confeccionadas à venda; e pelo crescimento, com os próprios clientes cooperando com o marketing boca a boca. A partir daí, alcança a maturidade com a ideia de roupas sustentáveis no mercado e enfrenta o declínio iniciando outro ciclo de vendas, com novas pesquisas para novos produtos.

É importante destacar que as pequenas e médias empresas devem observar de perto a reputação e o marketing de seus produtos ao decorrer de seus ciclos. Isso porque analisar o movimento dos seus produtos pode garantir sustentabilidade e relevância para o seu negócio.

Saiba mais:

Como usar marketplaces para alavancar receita

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