this is an h1

this is an h2

Fri Dec 02 23:01:02 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como tirar sua ideia do papel?

Para empreender e tirar a sua ideia do papel, comece por um bom planejamento.

· Atualizado em 02/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O primeiro passo pode ser considerado um dos mais difíceis para empreender. Além de todo estudo, planejamento e organização, é necessário uma boa dose de coragem! Se você decidiu abrir o seu negócio, mas não encontrou o caminho ainda, este artigo vai te ajudar! Assista também ao vídeo que o Sebrae Rio Grande do Sul preparou e inspirou este artigo - é hora de tirar de vez sua ideia do papel!

Decidi que eu vou abrir o meu negócio. E agora? Às vezes, as pessoas se perguntam: mas que negócio abrir? Existem três pontos muito importantes:

1) Você gosta do que você está disposto a abrir?
2) Você está disposto a fazer isso bem?
3) Existe um mercado para isso?

Essas são perguntas que você tem que se fazer. Muitas pessoas têm medo, por pensar que não têm perfil para empreender. No entanto, empreender é um conjunto de habilidades e de conhecimentos - você nasce com algumas habilidades, e outras você pode conquistar. Nem tudo está perdido!

A transformação passa por você! Você pode melhorar a sua característica de busca por iniciativa, planejar muito melhor, correr riscos muito mais bem calculados e ter mais persistência para alcançar os seus objetivos. Isso tudo está ao seu alcance!

Ponto 1: reúna informações

Reúna informações sobre esse negócio. Pense: o que você vai entregar? Qual é o seu cliente? Como você vai fazer esse negócio acontecer? Quanto ele vai ter de custos? Qual é o potencial que ele tem de trazer receitas? Existem duas ferramentas que vão te ajudar a organizar essas ideias. Uma mais criativa, que é o Canvas, e outra um pouco mais formal, que é o plano de negócio.

Ponto 2: organize-se

Organize-se, teste, pivote, valide essa ideia e faça um plano de ação para executá-la. 

  • Como?
  • O quê?
  • Quem?
  • Quanto?

Um ponto muito importante: consulte a prefeitura local e faça uma consulta prévia de viabilidade para ver se você está autorizado a abrir um negócio onde está pensando em abrir.

Ponto 3: crédito

Tive uma ideia brilhante, planejei, o negócio é super promissor, mas aí eu não tenho dinheiro. A primeira ideia que vem na sua cabeça é procurar um banco quando pensa em crédito para um negócio, não é? Mas, você já pensou em conversar com alguns familiares, buscar um sócio investidor ou até mesmo algum recurso próprio para dar esse pontapé?

Ponto 4: coloque a mão na massa

Chegou o grande momento! Hora de juntar os ingredientes e colocar a mão na massa! Repense o seu negócio, planeje novamente e esteja sempre atento ao mercado. Registre a sua empresa e cuide muito bem da sua marca.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?