this is an h1

this is an h2

Mon Jun 05 15:57:25 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como transformar ideias em negócios lucrativos

Conheça algumas orientações que podem contribuir na tomada de decisão com relação a abrir ou não sua própria empresa.

· Atualizado em 05/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Tornar-se o dono do próprio negócio pode parecer assustador para muita gente, e este é um dos motivos que levam muitos aspirantes a empreendedores a desistirem dos seus projetos. Mas, a boa notícia é que há maneiras de minimizar os riscos para empreender com mais segurança e com informações que possam ajudar na obtenção do sucesso.

Ter uma boa ideia não é suficiente para ter um negócio de sucesso. É preciso saber se esta ideia é viável, se há pessoas interessadas e se não há demasiada concorrência.

Abrir um negócio não é apenas uma questão individual, mas também coletiva. O empreendedor é um pilar muito importante da economia e da sociedade como um todo, com responsabilidades que afetam todo o universo ao seu redor.

Assim, a primeira coisa que se deve fazer é refletir sobre os motivos pelos quais se quer abrir um negócio, como ele poderá impactar positivamente o meio onde vai se inserir.  Assim, você terá um motivo maior para seguir em frente, mesmo diante de obstáculos e fases de dificuldades.

Quando decidir avançar com o negócio, o empreendedor deve elaborar o seu modelo de negócio, que vai o ajudar na estruturação do projeto e testar a ideia. Isso pode ser feito por meio do Canvas, uma ferramenta que permite que qualquer empreendedor desenvolva suas ideias de negócio ou até mesmo repense um modelo de negócio já existente.

Depois disso, o empreendedor pode utilizar um instrumento simplificado, de planejamento detalhado, chamado plano de negócios, que auxilia passo a passo na construção do empreendimento, considerando os pontos essenciais que devem ser observados e registrados em finanças, marketing, pessoas, mercado, entre outros.

Procurar o melhor local para instalar o negócio é uma das atividades mais importantes antes de abrir a empresa. É necessário analisar o processo de logística e venda da mercadoria, facilidade de acesso dos clientes ao local, estacionamento, distância entre rodovias, sistema bancário, bem como todos os custos fixos envolvidos no imóvel para a instalação do empreendimento.

O empreendedor deve também ter conhecimento sobre os impostos para a abertura do negócio, a legislação trabalhista e tributária e os procedimentos específicos para a liberação do alvará de licença. Isso porque alguns empreendimentos precisam de autorização como a do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Fazer uma pesquisa de mercado é essencial para a nova empresa. Saber quem são seus concorrentes e fornecedores, as tendências e novos nichos de clientes são fatores muito importantes antes de colocar um novo produto ou serviços no mercado e investir recursos.

Alguns outros itens que não devem ser esquecidos:

  • Proteção da propriedade intelectual

Pode parecer exagero, mas a proteção da sua propriedade intelectual ajudará a não perder uma grande ideia e, ao mesmo tempo, irá te trazer segurança.

O melhor conselho, nessa etapa, é a procura de um bom escritório de advocacia, que tenha experiencia na área.

Mas, se você não quer ou não tem recursos para um investimento como esse, pode procurar o INPI e se informar melhor lá.

  • Constituir a empresa

A escolha sobre LTDA, MEI ou S.A. pode parecer simples no primeiro momento. No entanto, toda a burocracia contratual do nosso país pode te render alguns dias preciosos na troca do seu modelo societário.

Você também pode optar por contratar um escritório de advocacia com foco em direito tributário. Eles são especialistas neste assunto e irão te guiar da melhor forma na escolha e abertura da sua empresa.

  • Definir o branding

Branding é a gestão da marca. Todo o trabalho feito para melhorar a atratividade e relevância é parte do branding. Não é apenas a escolha do nome, é algo muito maior. Com ele, você definirá a identidade da sua ideia. Você deve escolher algo que ame, prático, que transpire a experiência do seu negócio ou demonstre como solucionar os problemas do seu cliente. Lembre-se que é uma escolha fundamental, o sucesso e o fracasso das empresas, muitas vezes, está relacionado com o seu nome e com o branding.

  • Seja persistente

Empreender não é uma tarefa fácil! O início de um novo negócio demanda muito tempo das pessoas envolvidas com ele, especialmente do principal dirigente da empresa. Além do tempo, tenha certeza de que várias outras situações desafiadoras passarão pelo seu dia a dia e a persistência será uma das grandes armas para o seu sucesso.

Não se assuste com os problemas, pense em soluções. Encare a vida e a sua nova rotina como um aprendizado no qual todos os problemas são meros degraus na escada de aprendizado.

O Sebrae possui diversos cursos on-line para apoiar os empreendedores nessa jornada. Conheça alguns:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do Canal de YT do Sebrae ES: https://www.youtube.com/watch?v=ZQK76g12LJU

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?