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Fri Feb 17 21:13:46 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Como uma hostess pode me ajudar no atendimento do meu estabelecimento?

Conheça mais sobre a profissão hostess e como ela pode melhorar a qualidade do atendimento no segmento de alimentos e bebidas.

· Atualizado em 17/02/2023
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Você atua no segmento de alimentos e bebidas e está em busca de melhorar o atendimento do seu negócio, a fim de proporcionar uma boa experiência para o seu cliente? Então, este artigo é para você! Hoje, o Sebrae vai abordar a atividade de hostess, uma profissional que desempenha funções que vão muito além de fazer a recepção do cliente.

A profissão está em alta, e o termo hostess (do inglês) significa anfitriã. Refere-se a uma profissional do gênero feminino, que normalmente exerce essa atividade, mas já há pessoas do gênero masculino realizando essa função. No caso, eles são chamados de hosts. A tradução da palavra dá a ideia da dimensão dessa profissional.

Quando o cliente sai de casa para se alimentar ou se divertir em um estabelecimento do segmento de alimentos e bebidas, ele espera ser minimamente bem atendido e encontrar o que foi buscar. Quantas vezes vivemos na pele a péssima experiência de chegar a algum lugar e, além de não sermos recepcionados, não termos as informações básicas do que o estabelecimento oferece! É nesse sentido que a contratação de uma hostess é uma ótima ideia para enriquecer a experiência do consumidor.

O que é uma hostess?

Essa profissional desempenha diversas funções na logística de um estabelecimento alimentício, que vão desde recepcionar as pessoas, orientá-las sobre seus lugares, até sanar dúvidas sobre itens do cardápio e condições de pagamento, entre outras.

Como já dito, a tradução é anfitriã. Se elogiamos alguém após uma recepção, falamos: essa pessoa é uma boa anfitriã. Daí a importância de investir nesse profissional para “cuidar” desde a chegada até a saída do seu cliente.

Quais são as atribuições?

Entre as atribuições dessa profissional, estão a recepção de clientes, a condução até a mesa e a apresentação das características do estabelecimento. O objetivo é recepcionar os clientes para que eles se sintam acolhidos logo ao chegar ao restaurante. Entretanto, muitas outras atribuições importantes devem ser desempenhadas pela hostess, tais como:

  • atendimento humanizado: é preciso ser gentil e saber lidar com as pessoas;
  • boa capacidade de coordenação: a profissional deve conhecer bem o ambiente e administrar a localização das mesas e de lugares vagos para pessoas que acabaram de chegar;
  • conhecimento da rotina do estabelecimento;
  • conhecimento dos pratos e das bebidas para ajudar o cliente nas escolhas, quando necessário;
  • capacidade de tirar dúvidas;
  • direcionamento dos clientes até as mesas;
  • checagem da lista de reservas;
  • realização de agendamentos;
  • boa desenvoltura para resolver problemas, afinal, pode acontecer uma situação de reservas duplicadas ou de falta de lugares, por exemplo;
  • organização das filas de espera.

Sendo uma profissional que pode melhorar a qualidade do atendimento no seu estabelecimento, pela quantidade de problemas que ela tem para resolver em suas atribuições, a hostess deve ter a capacidade de comunicar-se bem e conhecer muito bem o seu negócio. Ela pode atuar em restaurantes, bares, hamburguerias, cantinas, pizzarias, entre outros tipos de estabelecimentos de alimentos e bebidas, e até mesmo em eventos.

Na hora da contratação, é bom saber que não existe uma graduação específica para ocupar o cargo, mas é essencial fazer uma boa entrevista e ter a percepção de algumas características, como, por exemplo: paciência; proatividade; comunicação clara e gentil; discrição; gentileza; autonomia, as quais já garantem uma boa seleção do profissional. O salário de uma hostess com média ou grande experiência pode chegar por volta de R$ 2 mil.

Benefícios

Veja algumas vantagens ao contratar a profissional:

  1. valorização do seu estabelecimento;
  2. feedback em tempo real;
  3. fidelização dos clientes;
  4. o trabalho executado por essa profissional possibilita que todos os serviços sejam executados de forma perfeita e com a qualidade esperada por todos;
  5. com sua boa iniciativa e comunicação, as hostess conseguem resolver conflitos e atritos que possam acontecer durante o atendimento ao cliente;
  6. os clientes sentem-se felizes com uma boa recepção e percebem a preocupação do estabelecimento com o ser humano.

Faça esse investimento e fidelize cada vez mais seus clientes. Peça ajuda ao Sebrae para fazer o seu planejamento.


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