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Sat May 06 15:20:53 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Como usar casos de sucesso na sua estratégia de marketing digital

Saiba como criar e divulgar casos de sucesso para atrair mais clientes para o seu negócio.

· 03/03/2023 · Atualizado em 06/05/2023
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Nove de cada dez pessoas conferem reviews ou avaliações on-line de produtos e serviços antes de fechar uma compra. E, você mesmo pode disponibilizar reviews em forma de casos de sucesso.

Escrever e divulgar esses cases é uma ferramenta importante de marketing digital e ajuda o time de vendas na negociação.

Mas como confeccionar um bom material, que realmente desperte a atenção das pessoas? No contexto de marketing digital, casos de sucesso são análises de um projeto, campanha, empresa ou produto que identifiquem um problema e demonstrem a solução aplicada e os resultados ganhos.

Esses cases de sucesso validam a solução que você oferece, mostrando uma aplicação real. Potenciais consumidores podem observar o produto ou serviço em ação e se identificar com a situação apresentada. 

Veja como criar seus casos de sucesso! 

Encontre um cliente que deseje compartilhar sua experiência

Essa pode ser a parte mais difícil na criação de um case. Com certeza, muitos clientes estão satisfeitos com o produto ou serviço.

No entanto, nem todos têm a disponibilidade para falar sobre isso. Oferecer descontos para a próxima compra é uma alternativa para convencer o cliente a dar uma entrevista.

Reúna informações

Envie um e-mail explicando o escopo e o que a pessoa terá que fazer para ajudar. Você deseja apenas uma frase escrita ou gostaria de uma entrevista em vídeo? Inclua tudo o que vai precisar. Alguns exemplos de perguntas:

  • Como você ficou sabendo sobre a nossa empresa?
  • O que o fez começar a procurar por uma solução?
  • Quais produtos ou serviços consultou antes de escolher o nosso? 
  • Por que nos escolheu?
  • Como foi a experiência de utilizar a solução?
  • Quais foram os principais benefícios?
  • Quais foram os resultados até agora?

É interessante que esse tipo de material tenha recursos visuais para encantar o usuário. Se você não for gravar vídeos ou tirar fotos, peça imagens para ilustrar o caso de sucesso.

Escreva 

Organize as informações recolhidas: 

Título: crie um título que incentive a pessoa a ler até o final.

Resumo sobre o cliente: forneça ao leitor algumas informações sobre o cliente para contextualizar o case. 

Resumo sobre sua empresa, produto ou serviço: você pode optar por colocar a sua descrição no início ou no final. 

Introdução: aqui você deve explicar o problema que o cliente estava enfrentando e os motivos para procurar por seu serviço ou produto. É muito importante trabalhar bem essa parte, porque seus leitores vão se identificar com o problema antes de contratar você!

Solução: explique como a solução funciona e fale sobre a experiência do cliente.

Resultados: comprove a eficácia da solução apresentando os resultados.

Pronto! Agora, você deve criar ou escolher um layout para seu caso de sucesso. O ideal é contar com profissionais de design. E para divulgar seus cases e conquistar mais clientes, você tem várias alternativas:

Página específica no site ou loja virtual

Para divulgar suas reviews, é interessante ter uma página em seu site inteiramente dedicada a isso. À medida que sejam criados mais cases, atualize a página. Assim, você sempre terá casos de sucesso recentes e atualizados.

Escreva blog posts sobre os casos de sucesso 

Se você tem um blog, não deixe de compartilhar os cases lá também! Assim que lançar novos, crie um post falando sobre a experiência de trabalhar com aquele cliente e reforce o quanto você acredita na solução oferecida.

Além disso, blog posts tendem a ser mais encontrados no Google, o que aumenta o alcance da sua estratégia de SEO.

Crie vídeos 

Ter uma estratégia de vídeo pode dar ainda mais alcance para seus casos de sucesso. Se você tiver orçamento suficiente, não deixe de gravar entrevistas com os clientes e ilustre sua solução. 

Redes sociais 

Utilize posts em redes sociais e, se for possível, não deixe de criar anúncios que aumentem ainda mais o seu alcance. Na verdade, os cases podem ser um conteúdo altamente compartilhável, com benefícios também para sua estratégia de redes.

Estratégia de e-mail marketing 

Você ainda pode incluir estudos de caso nos seus e-mails marketing. Se a sua base de contatos já conhece o negócio, melhor ainda. Isso significa que ela está pronta para receber casos de sucesso e tomar a decisão de compra.

Por fim, disponibilizar cases para seu time de vendas também é uma ótima ideia. Assim, eles terão mais ferramentas para propor uma solução aos potenciais clientes de forma prática, provando a eficácia e demonstrando a satisfação das pessoas que já foram atendidas. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como criar e divulgar casos de sucesso.

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