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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Como usar hashtags e aumentar engajamento no Instagram

Hashtags categorizam assuntos e devem ser usadas de maneira estratégica para que seu negócio chegue a potenciais clientes.

· 25/07/2022 · Atualizado em 02/09/2022
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Quando utilizadas de maneira correta, as hashtags aumentam o alcance da sua empresa no Instagram, melhoram o engajamento do seu perfil e ajudam você a atingir potenciais clientes. É uma estratégia poderosa. Especialistas em marketing digital dizem que, quando um post utiliza pelo menos uma hashtag, ele ganha 12,6% mais engajamento. 

As hashtags são palavras-chave com o símbolo # (jogo da velha) na frente. Elas servem para categorizar as publicações e direcionar os usuários para os temas de interesse. O uso das hashtags permite que o conteúdo seja mostrado a qualquer pessoa. Por isso, lembre-se que seu perfil não pode estar no modo privado. 

Motivos para usar hashtags

Os benefícios das hashtags são:

  • Ajudam a ganhar mais seguidores;
  • Aumentam as curtidas nos posts;
  • Permitem que os usuários interessados no tema encontrem o seu conteúdo;
  • Geram tráfego orgânico;
  • Qualificam a audiência.

Isso mesmo: hashtags qualificam sua audiência porque são estratégias direcionadas. Você consegue usar as palavras-chave do seu nicho e promover um de seus produtos ou serviços, naturalmente. Ou seja, você pode impulsionar suas vendas com o uso correto das hashtags.

Mas, como saber quais são as hashtags ideais para o seu negócio e nicho? Existem ferramentas on-line e gratuitas, como Hashtags Brasil, Display Purposes, All Hashtag, que podem te ajudar a encontrar a melhor estratégia. Além disso, existem listas com as principais hashtags utilizadas pelos brasileiros e por nicho. 

Aproveite, também, os insights do Instagram para avaliar a sua estratégia de hashtags. Você consegue analisar a eficácia das hashtags dos seus posts pelo número de visualizações ou reações.

Como criar hashtags

Na hora de criar suas hashtags, você deve ter alguns cuidados:

  1. Não deixe seu perfil no privado;
  2. Evite hashtags muito amplas ou em outras línguas, caso o seu negócio venda serviços ou produtos apenas no Brasil. 
  3. Utilize hashtags na quantidade certa, ou seja, escolha até 10 hashtags para suas publicações;
  4. Procure variar e não usar sempre as mesmas hashtags;
  5. Observe as hashtags da concorrência e dos influenciadores do seu nicho.

Seja qual for a sua escolha, aposte nas hashtags. Confira algumas dicas básicas:

  • Sempre comece a hashtag com o símbolo #;
  • Não inclua espaço no meio das palavras;
  • Não coloque caracteres especiais como %, $ e *.

Resumindo, as pessoas usam as hashtags para encontrar o conteúdo que elas desejam no Instagram. Aproveite para usar as hashtags corretas e conseguir mais curtidas e engajamento nos seus posts. Assim, você também conquista mais clientes.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Erros que você não deve cometer no Instagram

Instagram para empresas: saiba como potencializar o seu negócio

E aproveite o curso do Sebrae:
Os segredos por trás de um Instagram vendedor


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