As hashtags servem como localizadores do seu conteúdo no Instagram, aumentam seu alcance e geram engajamento.

As hashtags são estratégicas para aumentar o seu alcance no Instagram. Isso porque elas tornaram-se formas de buscar conteúdos relevantes sobre um determinado assunto.
As hashtags são formadas pelo símbolo # (jogo da velha) na frente de uma palavra ou frase curta, que define o tema ou nicho daquele conteúdo. Assim, os usuários do Instagram podem fazer buscas por hashtags e encontrar o seu conteúdo.
Como usar hashtags
Primeiro, você deve conhecer a sua persona. Não basta ter um público-alvo. A persona é um personagem fictício do seu cliente ideal. Você precisa entender quais são os interesses da sua persona e que hashtags ela usaria no Instagram.
Tendo isso em mente, você pode utilizar as hashtags do momento ou as mais populares, mas, lembre-se que elas precisam ter alguma relação com o seu conteúdo. As hashtags precisam ser específicas para serem efetivas. As hashtags amplas acabam se perdendo na quantidade enorme de publicações com elas. Já as hashtags pequenas são mais efetivas, podem chegar a um público menor, mas eles tendem a gerar um engajamento maior.
Outro ponto importante é a quantidade de hashtags. Você pode utilizar até 30 hashtags, mas você pode cair no erro das hashtags amplas. Por isso, o ideal é colocar de quatro a cinco hashtags e não exagerar.
Para ter mais alcance, a escolha das hashtags é fundamental. Elas permitem:
- Gerar tráfego já que podem aumentar o engajamento.
- Qualificam a audiência porque atingem um nicho específico.
- Dão destaque para o seu conteúdo e perfil.
Ferramentas para escolher boas hashtags
Existem ferramentas para escolher as hashtags com mais chances de gerar engajamento nas publicações. Uma delas é a Hashtag Suggestion, da plataforma Later que recomenda as palavras mais utilizadas de acordo com o conteúdo.
Outra ferramenta é a Sprout Social que monitora a quantidade de utilização das hashtags cadastradas pelo usuário. E, ainda, tem a Hootsuite, que permite a busca por diversos termos ao mesmo tempo
Lembre-se de atualizar-se e estar atento às tendências que o Instagram e outras redes sociais disponibilizam em seus insights. Com um mercado em constante evolução e mudança, as hashtags vão mudando, desaparecendo ou surgindo novas possibilidades. Observe sempre os reports e analytics do Instagram.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Veja as estratégias que não funcionam mais no Instagram
Saiba o que fazer para ter um engajamento de sucesso no Instagram·
Foi um prazer te ajudar :)