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Mercado e Vendas | MARKETING
Como usar o blog na sua estratégia de marketing digital

Blog pode ser uma estratégia de marketing digital eficaz para o seu negócio porque cria conteúdo de valor e gera conexão com o seu cliente.

· 10/11/2022 · Atualizado em 22/11/2022
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Blog é uma página on-line, assim como um site. Porém, mais simples e com menos recursos. O que é um ganho para a navegabilidade. Você pode estar pensando: o blog não é como um diário na internet? No início dos anos 2000, com a popularização dos blogs, sim, ele era muito utilizado por jovens para compartilhar experiências pessoais.

Mas, deixou de ser uma ferramenta do público juvenil e, hoje, é uma eficaz e eficiente estratégia de empresas que buscam se relacionar com seus públicos de interesse. Por isso, tire da cabeça a imagem de que o blog é algo limitado.

Apesar de ter suas restrições de programação, ele pode adaptar-se melhor às necessidades de sua empresa do que um site. Basta saber qual é o seu objetivo com essa página virtual. Além disso, seu blog pode usar vários formatos de layout, assim como um site. Se você quiser, pode customizar ou contratar uma agência digital para fazer um design gráfico totalmente personalizado.

Também é possível alterar o endereço na web, já que os blogs gratuitos têm o nome do servidor junto ao endereço, por exemplo: sua empresa.blogspot.com. Para isso, cadastre seu domínio em um site de registro e siga os passos para vinculá-lo ao blog. Assim, você terá um endereço como: www.suaempresa.com. Essa ação deixa seu blog mais profissional, no entanto, gera um custo de compra do domínio.

O diferencial do blog para uma empresa é a facilidade de atualizar os conteúdos, compartilhando informações novas constantemente, e isso deve ser explorado para o seu sucesso. Faça atualizações com frequência para que o internauta acesse com a mesma regularidade com que você publica as postagens e use estratégias para manter seu público engajado e sempre atento ao que você publica.

Para começar, decida qual será seu tema principal. Um blog tende a ter mais sucesso quando adota uma estratégia de segmentação de temas para atingir um nicho específico. Se em um dia você falar sobre carro e no outro sobre bonecas, por exemplo, provavelmente perderá o foco e não manterá leitores assíduos.

Crie títulos chamativos

O título do seu post é como a capa de uma revista ou jornal: ele vende. Além disso, ele gera o link para o conteúdo. Então, escolha bem as palavras e aposte em frases curtas, isso pode ajudar na encontrabilidade do seu blog. 

Por fim, trabalhe com o conteúdo de forma objetiva para que a leitura não se torne cansativa aos olhos. Se necessário, quebre o texto com imagens, vídeos e links, intercalando subtítulos que prendam a atenção. Fotos e vídeos deixam a postagem mais atrativa e interativa, contribuindo para que seu conteúdo seja compreendido de maneira mais fácil. 

O blog cria um relacionamento mais próximo com o internauta, na medida em que ele pode comentar cada texto que você publica. Essa interação com seu público é outro grande diferencial e pode ser monitorada por meio de comentários, enquetes, RSS e links para redes sociais, por exemplo. 

Com as enquetes, você pode inserir perguntas e esperar para ver o que o seu internauta acha de determinado tema. Dependendo do foco do seu blog, você pode aproveitar esse recurso até para realizar pesquisas de mercado sobre seu produto ou serviço. 

Já RSS é uma tecnologia em que você se cadastra em um site ou blog e recebe notificações cada vez que ele é atualizado. Se a empresa estiver nas redes sociais, você poderá inserir o link de contato delas para que o internauta acompanhe a empresa por lá. É sempre interessante manter todas as suas presenças digitais unificadas. 

Outro ponto importante são as palavras-chave, conhecidas como marcadores ou tags, que servem para diferenciar as postagens por conteúdos abordados. Colocando a lista das postagens, o internauta pode ver quais são os temas mais levantados e ler somente as mensagens que tratam daquele assunto. A escolha correta das palavras-chave também pode melhorar o desempenho do seu blog nos sites de busca da internet. 

Além da facilidade de atualização de conteúdo e da interação com seu público, outra vantagem do blog é a gratuidade da hospedagem. Toda página que está na internet deve estar alocada em um servidor. Então, caso você desenvolva um site, deverá pagar um valor mensal para empresa hospedar sua página e mantê-la na web. Como os blogs utilizam menos recursos do que um site, as plataformas oferecem a hospedagem de forma gratuita. 

As ferramentas gratuitas mais populares para construir blogs são Blogger e WordPress. O Blogger, que é a ferramenta de blogs do Google, uma das mais populares e simples de usar, possui menos atualizações e apresenta estatísticas de acesso. O WordPress, apesar de ser um pouco mais complicado, oferece mais possibilidades de personalização e edição. Também permite acrescentar várias páginas.

Independentemente de qual ferramenta escolher, fique atento ao foco e à relevância do blog. Você já sabe qual será o foco do seu blog sobre os temas que ele irá abordar? Então, não escreva por escrever. Conheça as novidades e tendências do assunto de interesse para poder oferecer um conteúdo diferenciado.

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Santa Catarina: O que é blog? Entenda para que serve e como usar a ferramenta na estratégia do seu negócio

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