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Tue Jun 06 20:07:18 BRT 2023
Inovação | APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Como usar o Canvas para criar o seu negócio

Uma poderosa ferramenta para planejar, organizar e estruturar a melhor forma de tirar o seu negócio do papel.

· 16/02/2023 · Atualizado em 06/06/2023
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Você já deve ter se perguntado se a sua ideia de negócio é viável. Logo em seguida, começam a surgir diversas dúvidas a respeito de quais cuidados você deve ter ao abrir uma empresa, como escolher o melhor modelo de negócio e tantas outras. Mas, afinal, o que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio?

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes.

A ferramenta faz com que o empreendedor tenha uma visualização ampla do negócio, de maneira clara e simples. Em blocos, o empreendedor considera os nove fatores-chave de um empreendimento: parcerias, atividades, recursos, proposta de valor, relacionamento, canais, segmentos de clientes, estrutura e fontes de renda.

Usado de maneira mais rápida e interativa que um plano de negócios, o Canvas usa prioritariamente a lógica, ajudando a organizar e definir ideias, mostrando, assim, como a sua organização pode funcionar.

Os nove pontos abordados pela ferramenta devem ser trabalhados na seguinte ordem:

  1. Proposta de valor: Antes de mais nada, é preciso definir o produto/ serviço e o valor final para clientes. Pense no valor, na razão ou no motivo pelo qual os clientes se interessam e se convencem a adquirir seu produto/ serviço;
  2. Segmento de clientes: Defina, então, quem são os clientes que pretende atender. Qual é o perfil específico? Como estão agrupados? Onde estão localizados? Há uma necessidade comum?;
  3. Canais: Estabeleça como os produtos serão conhecidos, como chegarão aos clientes e como eles irão interagir com seu negócio;
  4. Relacionamento com clientes: Determine como fazer para conquistar e manter uma boa relação com seus clientes, afinal, eles são seu target;
  5. Receitas: Estipule quanto se pagará pelos produtos e quais formas de pagamento serão disponibilizadas;
  6. Recursos principais: Relacionar os recursos necessários para realizar a proposta de valor, para fazer o negócio funcionar;
  7. Atividades principais: Relacione, então, as ações necessárias para que se efetive a realização da proposta de valor;
  8. Parcerias principais: Identifique seus fornecedores e parceiros, pois eles são importantes para apoiar a realização da proposta de valor;
  9. Estrutura de custos: Designe quanto e o que vai ser gasto para realizar sua proposta de valor.

Um dos fatores mais importantes é visualizar a totalidade do negócio, organizando graficamente as ações para cada etapa. Porém, há outros elementos aos quais os empreendedores devem dar atenção, principalmente no caso de empresas iniciantes, como, por exemplo, a segmentação de clientes: é fundamental que você defina muito bem essa área. Na realidade, este deve ser o primeiro passo quando se começa a elaborar um modelo de negócio. Neste caso, deixamos uma sugestão.

  • Cole a tabela Canvas na parede e, para cada novo segmento de público, coloque uma cor de post-it diferente. Assim, você consegue identificar propostas de valor específicas para um cliente, que é diferente do outro.
  • Na linha "oferta de valor", insira o que vai fazer diferença para a vida do cliente: pense, por exemplo, em uma cadeira. Você pode, a princípio, achar que se trata de funcionalidades ou aparência, vantagens perante a concorrência etc. Porém, a proposta de valor é o que o produto realmente proporciona.

Além de ter se tornado uma ferramenta de organização, o Canvas ajuda a tirar as ideias do papel, auxiliando no planejamento de um negócio de sucesso de forma simples. Além disso, ele oferece a oportunidade de visualizar insights durante o processo.

O Business Canvas permite a visualização do seu negócio tanto por você quanto pela equipe – que, aliás, pode fazer parte efetivamente do processo de construção -, ajudando cada um a entender o seu papel no negócio.

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Canal do YT Sebrae PR

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