this is an h1

this is an h2

Wed Sep 07 04:24:53 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como usar o funil de vendas na sua estratégia de marketing digital

Aproveite essa estratégia para definir ações assertivas para cada momento da jornada de compra do seu cliente.

· 03/08/2022 · Atualizado em 07/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O funil de vendas é o conjunto de estratégias usadas para atrair e conquistar clientes no meio digital. O objetivo é direcionar o potencial cliente para a próxima etapa do funil, levando-o até a finalização do negócio. O funil de vendas está dividido em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. 

Ele pode ser relacionado com a jornada de compra do cliente, que tem quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema ou necessidade, consideração da solução e decisão de compra. 

Topo do funil

É o momento de aprendizado e descoberta do seu produto ou serviço. Nessa etapa inicial, o potencial cliente ainda não conhece o seu negócio. Você precisa implantar ações de consideração, como anúncios em redes sociais ou patrocínio em eventos locais. 

O discurso ou mensagem precisa estar focado nas necessidades que seu produto ou serviço podem resolver. Geralmente, o potencial cliente ainda não sabe que tem um problema ou necessidade. 

Meio do funil

Quando seu potencial cliente começa a ter consciência de uma necessidade, ele passa para o meio do funil, ou seja, ele reconhece que tem um problema e começa a pensar na solução. 

Aqui, um dos objetivos deve ser direcionar o seu potencial cliente para o seu site, rede social ou uma landing page, que é um formulário que capta os dados dele. Você pode oferecer um e-book ou uma oferta em troca das informações que o internauta vai inserir no formulário. Neste momento, ele passa a ser um lead, ou seja, ele te deu a permissão para que você entre em contato com ele ou envie detalhes do seu produto ou serviço. 

Você pode utilizar, no meio do funil, estratégias de marketing de conteúdo, falando mais sobre o tema e a solução que seu produto traz para o cliente. Também pode usar e-mail marketing ou SMS automatizado.

Fundo do funil

Essa é a etapa em que você quer levar o seu cliente: a decisão de compra. Para ele chegar aqui, foi preciso atraí-lo, conquistá-lo, apresentar argumentos, mostrar que ele tinha uma necessidade e que você tinha uma solução. E agora? Este é o momento da conversão de vendas. 

Você pode utilizar estímulos para que ele feche a compra, como gatilhos mentais, cupons de descontos, frete grátis ou diferentes formas de pagamento. O funil de vendas chega ao final quando os potenciais clientes fecham o negócio e se transformam em clientes. 

Perceba que você vai levando, direcionando seu potencial cliente com estratégias de marketing digital. Cada etapa pede uma ação específica, e uma leva à outra. É uma ferramenta que ajuda a identificar, atrair, conquistar e fidelizar o seu cliente.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

10 dicas de Marketing Digital para o seu e-commerce ter sucesso

Funil de Vendas: como utilizar a favor do seu negócio?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora