O TikTok é a rede social do momento e, por isso, deve ser utilizada nas suas ações de marketing digital.

O TikTok é uma das redes sociais que mais crescem ultimamente. Por isso, muitas empresas estão incluindo o canal na sua estratégia de marketing digital. O TikTok tem como foco a criação e visualização de vídeos de curta duração, dinâmicos, interativos e divertidos.
O TikTok é uma verdadeira febre entre os mais jovens: a faixa etária de 16 a 24 anos corresponde a 41% dos usuários da rede social. No Brasil, são mais de 74 milhões de pessoas com mais de 18 anos que acessam a plataforma. Em 2020, foi o aplicativo mais baixado no mundo, ultrapassando o WhatsApp e o Facebook.
Os motivos para a sua empresa estar no TikTok são muitos. Além de ter um grande alcance, a rede social pode:
- Trazer inovação para suas ações de marketing digital;
- Conectar os usuários à sua marca;
- Humanizar a sua empresa;
- Criar conteúdo de acordo com os interesses do seu público, em tempo real, inclusive.
O TikTok tem muitos recursos que tornam os vídeos mais criativos, como edição, músicas, filtros e efeitos especiais. Além disso, permite que as empresas vejam e utilizem assuntos em alta no mercado de maneira rápida e ágil.
Veja algumas sugestões de como usar o TikTok na estratégia de marketing digital da sua empresa:
Criatividade é a palavra de ordem!
Crie conteúdos altamente criativos e originais. O bom humor e a diversão devem ser o foco nos vídeos para o TikTok. Você pode produzir tutoriais, dicas, lançamentos e os bastidores do seu negócio.
Aproveite o menu "descobrir" para ver as hashtags e desafios em alta na rede social. Se fizer sentido para o seu negócio, não deixe de participar também!
Faça parcerias com influenciadores
Muitos influenciadores já possuem um grande número de seguidores na plataforma e podem ser excelentes parceiros. Lembre-se de que os influenciadores precisam ter alguma relação com a sua marca e com os interesses do seu público-alvo.
Utilize todos os recursos disponibilizados pelo aplicativo
O TikTok oferece muitos recursos para que seus vídeos sejam mais criativos e autênticos. Aproveite efeitos visuais, como sobreposições, transição, filtros e velocidade da reprodução.
Outro formato interessante no TikTok é o dueto. Nele, uma pessoa interage com outra, com telas lado a lado e mesmo áudio. Os vídeos musicais e as famosas dancinhas também podem ser uma oportunidade de produção de conteúdo.
Anuncie no TikTok Ads
Assim como outras redes sociais, é possível anunciar no TikTok. Sua plataforma de conteúdo pago chama-se TikTok for Business ou TikTok Ads. Nela, você define sua meta, orçamento e segmentação do público.
Você tem disponíveis três formatos de anúncios: In-Feed Ads, que são os que aparecem no feed; Top View, em que você pode criar vídeos de até 60 segundos para serem mostrados assim que o usuário entra no aplicativo; e, os anúncios para engajar o público. Um deles é o Hashtag Challenges, desafios criados por empresas para atrair seguidores.
O TikTok pode ser um excelente canal de produção de conteúdo e divulgação da sua marca. Se fizer sentido para o seu negócio, não deixe a oportunidade passar. Verifique se o seu nicho acessa a rede social e faça um planejamento de acordo com os interesses da sua audiência.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)