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Como utilizar o "close friends" no Instagram

O recurso também é conhecido como "amigos próximos" e ajuda a segmentar e fidelizar os seus clientes.

· 22/07/2022 · Atualizado em 02/09/2022
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Apesar do recurso "close friends" ter sido pensado para perfis pessoais, os pequenos negócios também podem e devem explorar suas possibilidades. Se usado de maneira estratégica, o "close friends" pode ser uma forma de segmentação, o que leva a um melhor direcionamento das ações e ganhos positivos. 

"Close friends" ou "amigos próximos" é uma aplicação do Instagram que permite a criação de uma lista ou de um grupo seleto de seguidores. Essas pessoas podem ser seus potenciais ou atuais clientes. E você pode compartilhar com elas um conteúdo exclusivo do seu perfil. É uma excelente estratégia de fidelização do seu cliente porque oferece a exclusividade. 

Você pode adicionar ou remover seguidores da sua lista, sem que eles sejam notificados. Para criar uma lista de "amigos próximos", entre no seu perfil e clique nos três tracinhos do canto superior direito.

Pronto, basta selecionar os seguidores que você quer que estejam na sua lista.

Para você aproveitar o recurso "close friends", separamos algumas estratégias de marketing digital. Confira:

Compartilhar conteúdos exclusivos

Crie uma lista VIP com os seguidores mais engajados do seu perfil. Se você tem uma loja de roupas, você pode enviar lançamentos e vídeos tutoriais em primeira mão. Essa é uma ótima oportunidade de fidelização.

Oferecer recompensas e ofertas exclusivas

É uma forma de você presentear e reconhecer a fidelidade do seu cliente. Essa sensação de exclusividade pode fazer com que outros usuários queiram fazer parte do grupo. 

Um professor de línguas, por exemplo, posta dicas no seu perfil para o público em geral. Mas, para os alunos que compram o seu curso, ele pode criar a lista "amigos próximos" e enviar um conteúdo mais aprofundado. 

Fazer relacionamento de forma estratégica

Você pode convidar seus clientes para testar um produto novo, fazer pesquisas ou enviar brindes e vouchers de descontos. Aproveite essa segmentação para manter um bom relacionamento com seu cliente. 

Prestar suporte ao seu cliente

Você pode se colocar à disposição do cliente para ajudar no uso de algum produto ou serviço. Os que demonstrarem interesse, você coloca na lista e envia tutorias ou dicas. 

A ferramenta "close friends" ou "amigos próximos" é gratuita e pode ser usada de maneira estratégica para trabalhar o relacionamento com o seu cliente. Não se esqueça de avaliar constantemente as métricas, como visualizações e reações nos stories.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Instagram para empresas: como potencializar o seu negócio

Encontre novos clientes com o Instagram

E aproveite o curso do Sebrae:
Os segredos por trás de um Instagram vendedor


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